Livro sobre o Fluminense relembra os 10 mais
Lucas Landau - Do Portal
21/07/2009
A ideia inicial era lançar o livro em maio. Mas a situação do time do Fluminense naquele momento não era das melhores. Então, foi decidido deixar o lançamento para a semana do aniversário do clube, pois, independente da situação, é uma semana de comemoração.
Hoje, 21 de julho, o Fluminense faz 107 anos. E - apesar da situação do time não ter mudado muito de maio para cá - foi lançado nesta segunda-feira, dia 20, na sede do clube, nas Laranjeiras, Os dez mais do Fluminense. Escrito pelo ex-aluno de Comunicação Social da PUC-Rio e tricolor de coração Roberto Sander e publicado pela Maquinária Editora, o livro contém, em 184 páginas, dez mini-biografias de ídolos da máquina tricolor.
Os craques foram escolhidos a partir de uma enquete feita com jornalistas, também torcedores das Laranjeiras, como João Máximo, Nelson Rodrigues Filho e Teixeira Heizer. Os eleitos foram: Marcos Carneiro de Mendonça, Romeu Peliciari, Orlando Pingo de Ouro, Castilho, Pinheiro, Telê Santana, Valdo, Félix, Roberto Rivellino e Assis.
A publicação faz parte da coleção Ídolos Imortais e busca resgatar a história do Fluminense e de seus grandes mestres.
- Estes foram verdadeiros heróis do Fluminense; era outra época, os jogadores ficavam muitos anos no mesmo time. Hoje em dia, eles passam rapidamente e é difícil associar um jogador a um clube – comenta Sander.