Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 22 de abril de 2024


Cultura

Uma homenagem a Augusto Boal

Luigi Ferrarese - Do Portal

20/07/2009

O Rio de Janeiro recebe, a partir desta segunda-feira, 20, até o domingo, 26, a 1ª Conferência Internacional de Teatro do Oprimido. A iniciativa terá participantes de 25 países e 16 estados brasileiros. O evento homenageia o teatrólogo Augusto Boal, falecido em 2 de maio deste ano. A programação inclui exposições, mesas de debate, mostra de vídeo e apresentações, na Caixa Cultural e no Centro de Teatro do Oprimido (CTO-Rio).

A Conferência conta com patrocínio do SESC Nacional, realização do CTO-Rio e apoio da Caixa Econômica Federal. O objetivo é prestar um tributo a Augusto Boal e garantir a continuidade de suas iniciativas. Os organizadores esperam também fundamentar as bases para um congresso internacional a ser realizado em 2010, em Belém.

Na década de 1970, Boal criou o Teatro do Oprimido, um método que concilia arte, ação social e movimento político. Seu trabalho, reconhecido em todo o mundo, o levou à indicação, em 2008, para o Prêmio Nobel da Paz. Em março deste ano, foi nomeado embaixador mundial do Teatro pela Unesco, o braço da Organização das Nações Unidas para educação, ciência e cultura.