Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 22 de abril de 2024


Cultura

Exposição de fotografias no Parque Lage

Paula Araujo - Do Portal

08/07/2009

 Divulgação

Uma exposição que dá oportunidade para novos artistas, descobrindo talentos da fotografia. Assim se caracteriza a FotoLage. O evento acontece de 19 de junho a 1° de agosto, no Parque Lage. Promovida pela Escola de Artes Visuais, a EAV, a mostra marca a participação da instituição no FOTO RIO 2009, o encontro internacional de fotografia do Rio de Janeiro. A aluna de Comunicação Social da PUC-Rio Paula Giolito é uma das artistas da exposição. Ela participa com a foto 4 minutos: surge o Parque Lage.

- Fiz a minha foto a partir de uma técnica que desenvolvi ao longo do curso, que é a pinhole em filme 35 milímetros – explica Paula.

 Pinhole é o nome de um tipo de fotografia que se faz com uma caixa totalmente preta com um pequeno buraco de agulha por onde entra a imagem. Para construir sua própria máquina, a aluna contou com a ajuda do técnico Juveny Lourenço, transformando uma câmera antiga em pinhole. Assim, pôde obter sua imagem com a película fotográfica.

Recém-formada em Fotografia pela Universidade Estácio de Sá, Paula ingressou, no início do ano, no curso Fotografia Expandida, na Escola de Artes Visuais. A estudante cursa o 5° período de Comunicação Social e é ex-estagiária do Portal PUC-Rio Digital. Além dela, funcionários e professores da Escola puderam participar. Ao todo, são 32 artistas expondo 42 fotos.

De acordo com a curadora do projeto, Cristina Zappa, o critério de avaliação para entrar no concurso foi a retratação do Parque Lage.

- O próprio prédio, a sala de aula e tudo o que mostrasse o lugar era válido. As imagens revelam, de um jeito diferente, o que muitos não enxergam no dia-a-dia.

É a primeira vez que o Parque participa do FOTO RIO 2009. Cristina acredita que a iniciativa é de extrema importância para a Escola.

 - O FOTO RIO é um festival que possui imagens espalhadas por toda a cidade. A população carioca pode ver fotografias em museus, institutos culturais e restaurantes. Neste contexto, é muito importante a participação da Escola de Artes Visuais e do Parque Lage. Todo evento de fotografia é significante para nós.

A exposição fica até o dia 1° de agosto, de 9h às 22h (de segunda à quinta-feira), e de 9h às 17h (sexta- feira).