Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 25 de abril de 2024


Cultura

Premiado em Cannes ex-aluno da PUC-Rio

Paula Araujo - Do Portal

14/08/2009

Reprodução

A 56° edição do Leão de Ouro Cannes 2009 veio com boas notícias para o Brasil. O país conquistou 33 leões. O evento aconteceu de 21 a 27 de junho e premiou trabalhos publicitários em 11 categorias diferentes. Na área Mídia, a agência Lew’Lara foi a campeã, conquistando um Leão de Ouro com o case Seja a notícia. O publicitário João Braga é ex-aluno da Universidade e um dos integrantes da equipe vencedora.

- É uma alegria muito grande estar recebendo o maior prêmio da propaganda mundial – afirma João.

O Festival conta com a categoria Mídia há 10 anos e é a primeira vez que o Brasil conquista o primeiro lugar. O anúncio vencedor já havia ganho diversos prêmios nacionais ao criar interatividade com o público. Em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo, a proposta consistiu em convidar os leitores a enviar suas notícias para a publicação.

Com matérias sempre positivas, foi produzida uma capa especial do diário. Em uma edição de domingo, os assinantes receberam os jornais com os espaços dos títulos, fotos e textos em branco, para preenchê-los e montar sua própria capa no site da campanha. Cerca de mil sugestões com notícias fictícias foram recebidas e cada leitor que participou da promoção recebeu seu exemplar personalizado na semana seguinte, com as notícias e fotos escolhidas por ele próprio.

- Quando recebemos as sugestões dos leitores, o nosso maior prêmio foi ver que tudo aconteceu. Isto se consolidou em um resultado incalculável, com o primeiro ouro do Brasil. Sempre que a mídia trabalhar de forma integrada com a criação, o resultado vai ser bom- afirmou o diretor de mídia da campanha, Luis Ritton.

A campanha vencedora foi elaborada para a empresa automobilística Nissan, que teve vendagem recorde após a veiculação da propaganda. A equipe foi composta por João Braga,  redator, Carlos Nunes, diretor de arte, Luiz Ritton, diretor de mídia, e Rodrigo Simões, gerente de mídia. João se formou em publicidade na PUC-Rio em 1996 e trabalha na Lew'Lara desde 2002.

O grupo conseguiu concorrer à vaga após vencer o 7º Prêmio ANJ de Criação Publicitária, em novembro do ano passado. A Associação Nacional de Jornais (ANJ) é responsável por escolher os melhores representantes da publicidade em mídia impressa desde 2001. Depois de conquistar o prêmio, a equipe ganhou quatro viagens para competir em Cannes 2009. Dentre os 931 anúncios inscritos, as cinco peças selecionadas mostraram as melhores estratégias de inovação, adequação e prestígio na área.

- Quase não tenho palavras para explicar, estávamos numa expectativa muito grande. É um case que resume todo nosso trabalho durante dois anos - afirma Rodrigo Simões.