Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 26 de abril de 2024


Cidade

Dois casos de gripe suína no Colégio Santo Inácio

Yasmim Rosa - Do Portal

24/06/2009

Agência Brasil

Foram confirmados nesta terça, 23, dois casos da nova gripe no Colégio Santo Inácio, em Botafogo. Um aluno do 9º ano do Ensino Fundamental e uma aluna do 1º ano do Ensino Médio foram infectados após viajarem para o exterior. Há também um caso suspeito de uma estudante do 7º ano do Ensino Fundamental.

A direção do colégio suspendeu as aulas de 21 turmas ao ser comunicada pelas famílias. Cerca de 750 alunos estão em quarentena e só devem retornar no dia 2 de julho.

O Santo Inácio segue recomendações do Ministério da Saúde e decidiu fechar os espaços comuns durante sete dias. As coordenações também estão orientadas a manter as janelas e portas abertas para facilitar a ventilação e a desligar os aparelhos de ar-condicionado.

Segundo a assessoria de imprensa do colégio, as aulas foram suspensas na manhã desta quarta.

- A diretoria se reuniu e achou melhor liberar os alunos que estiveram em contato com os infectados. Hoje, foram liberados os estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio. A partir de amanhã, os alunos do 7º ano do ensino fundamental também estarão dispensados.

Entre os estudantes, o clima é de preocupação. Mesmo os que não tiveram contato direto com as crianças infectadas têm medo de contrair a doença. De acordo com Raphael Coelho, do 3º ano do Ensino Médio, a escola demonstrou apreensão com o caso.

- A coordenadora esteve nas salas e explicou o que estava acontecendo. Logo depois, suspenderam as aulas de algumas séries. Nós (alunos do 3º ano) estamos preocupados porque uma colega de turma é irmã de uma menina que estuda na mesma sala de um dos infectados – explica.

Os alunos infectados teriam viajado recentemente ao exterior, onde contraíram a doença. Nos aeroportos, medidas de segurança foram reforçadas esta semana, com o avanço do número de notificações de casos. Entre as medidas adotadas, estão máscaras cirúrgicas para funcionários de companhias aéreas (foto).