Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 22 de abril de 2024


Cultura

Psicologia e esporte em um só encontro

Yasmim Rosa - Do Portal

23/06/2009

Todos sabem que o esporte traz benefícios ao corpo, mas não é de hoje que a psicologia e a prática de exercícios físicos vêm sendo estudadas simultaneamente. Com o intuito de mostrar à comunidade acadêmica os pontos convergentes entre os dois assuntos, o Departamento de Psicologia promoveu o XV Encontro de Psicologia e Esporte. 

Com a apresentação de cinco trabalhos, o professor Raphael Zaremba encerrou a disciplina Psicologia e Esporte, oferecida pelo Departamento desde 2000.

Entre os temas estavam "Jiu-jitsu e auto-confiança", "Futebol americano de areia", "A mente e o surfe", "O crescer no esporte" e "O esporte como escolha profissional". Os trabalhos foram resultado do projeto desenvolvido pelos alunos ao longo do semestre. Depois de fazerem uma pesquisa de campo, com entrevistas e questionários, eles realizaram análises sobre o tema estudado e apresentaram os resultados obtidos.

Segundo o professor Zaremba, o assunto vem sendo debatido com frequência no Brasil e por isso é importante que os estudantes da Universidade tenham contato com esse estudo.

A apresentação foi aberta ao público, o que, de acordo com Zaremba, é também uma forma de estímulo aos universitários.

- Os alunos fizeram trabalhos mais elaborados e com mais seriedade. Eles pesquisaram com afinco porque sabiam que outras pessoas veriam as exposições. O objetivo era fazer pesquisas que pudessem ser expostas a todo tipo de público.

Outro ponto ressaltado pelo professor foi a questão da baixa produção acadêmica no país.

- Aqui no Brasil, são poucos os estudos acadêmicos. Então, procuro estimular os alunos a investirem nessa área. Busco sempre mostrar a importância das pesquisas voltadas para a universidade.

Segundo Zaremba, o projeto vai continuar nos próximos semestres e ele pretende desenvolver temas que acompanhem toda a vida do atleta: desde a escolha da prática do esporte até o momento em que ele termina a carreira.