Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 6 de maio de 2024


Campus

Curso intensivo é boa opção para as férias de julho

Yasmim Rosa - Do Portal

29/05/2009

CCCI

Mês de julho, fim das aulas. Para a maioria dos alunos, esse é um dos momentos mais esperados para descansar e fazer tudo o que não foi possível durante o semestre. Porém, vem crescendo o número de estudantes que optam por aprimorar seus conhecimentos em línguas estrangeiras no período das férias. A Coordenação Central de Cooperação Internacional (CCCI) recebe, a cada ano, mais interessados em um contato direto com culturas diferentes. As opções oferecidas são Estados Unidos, Espanha, França, Alemanha e Chile.

Os cursos podem ser feitos nos meses de janeiro, fevereiro e julho, com duração entre três e nove semanas. As aulas acontecem em universidades estrangeiras que possuem qualidade e renome em programas de idioma. Além do aprendizado em sala, os alunos passam por experiências culturais e podem visitar lugares históricos que complementam a viagem.

Para o estudante de economia do 3º período Fernando Mattoso, o intercâmbio é uma oportunidade de unir uma viagem com amigos pela Europa a um curso intensivo.

- Vou aprender mais do que aprenderia aqui no Brasil em seis meses de curso. Além disso, ao mesmo tempo em que me divirto, conheço outros lugares – afirma.

Mattoso, que vai ficar um mês na Alemanha, em julho, afirma também que o mais importante é ganhar fluência na língua e, para isso, nada melhor do que a imersão em um país do idioma escolhido.

 A CCCI oferece o intercâmbio de curta duração desde julho de 2005. Segundo o coordenador do programa, Daniel Castro, a ideia surgiu da necessidade de preparar os alunos da PUC para uma experiência e vivência maior no exterior, seja pelo aprimoramento da língua, por meio da vida em campi universitários, ou pelo contato com outras culturas. Nessa época do ano, a Coordenação envia, em média, cinquenta alunos para as universidades conveniadas. Esse número aumenta para cem em janeiro e fevereiro, quando o período de férias é maior.

Para Castro, são muitas as vantagens desse tipo de curso. Além de aperfeiçoar a língua, os alunos podem interagir com estudantes de todo o mundo e, mesmo em pouco tempo, têm noção de como funciona o sistema acadêmico de uma universidade estrangeira. As questões culturais também são importantes na hora da escolha do país a ser visitado.

- Como sabemos, uma coisa é ver a cultura daquele país em filmes, livros e revistas. Outra é ver com os próprios olhos, provar comidas típicas, sentir sabores e cheiros diferentes, conversar com as pessoas, tocar nas coisas, entender como as diversas culturas se relacionam. O enriquecimento é muito grande - explica.

Outro aspecto que estimula os alunos é o valor que as empresas dão às experiências no exterior na hora de contratar profissionais. Por isso, é cada vez mais comum os estudantes procurarem os intercâmbios como forma de melhorar o currículo. É o que pretende a aluna do 3º período de Engenharia de Controle e Automação Juliana Brito. Ela foi para Dresden, Alemanha, e decidiu se inscrever no programa de férias porque quer cursar parte de sua faculdade de Engenharia fora do Brasil.

 - Quero que parte da minha formação seja na Alemanha, então, senti a necessidade de melhorar meu desempenho na língua. Como não tenho tempo durante as aulas na PUC para estudar o idioma, acho que fazer o intercâmbio de curta duração é a melhor opção. Assim, posso melhorar meu alemão no pouco tempo que tenho - acredita.

Entre os destinos, a França é o país mais procurado, seguido por Estados Unidos, Chile e Alemanha. Os cursos têm, em média, vinte horas semanais e oferecem atividades extras, como passeios guiados, jogos esportivos, que visam a integração dos estudantes, e até eventos gastronômicos.

Não apenas alunos, professores e funcionários, mas também ex-alunos, familiares e amigos por meio de indicação podem participar dos programas. Quem ainda quer viajar nas férias de julho deve se apressar. As inscrições terminam na próxima sexta, 5, para os cursos no Chile, na Espanha e na França. Os grupos para Estados Unidos e Alemanha já estão fechados. A CCCI fica no Edifício Padre Leonel Franca, 8º andar.