Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 6 de maio de 2024


Campus

Hannah Arendt em debate

Suzane Lima - Do Portal

26/05/2009

Em meio a um auditório lotado, o professor da Universidade Livre de Berlim, Wolfgang Heuer, apresentou a palestra “A coragem de ação política em Hannah Arendt”, nesta segunda, na PUC-Rio. Seu trabalho parte da filosofia e da política, estabelecendo um diálogo entre a teoria e a prática. Ele está no Brasil fazendo uma pesquisa sobre a responsabilidade social das empresas brasileiras para levar à Europa. O professor falou sobre a importância que a teórica política alemã Hannah Arendt dá ao uso da coragem na área.

- A primeira virtude necessária para a política é a coragem. Devemos colocar as teorias na prática.

Heuer promoveu uma discussão, sob a inspiração de Hannah Arendt, do conceito de coragem na política a partir de três exemplos: a resistência à ditadura, o não conformismo de alguns políticos em uma democracia e a organização política contra o crime organizado. Segundo o professor, essas ações criaram ou recriaram o espaço da liberdade e da divergência não de uma maneira institucionalizada, mas imprevisível.

- Cada cidadão tem responsabilidade pelos governos que tem. As histórias de coragem não vão te dar coragem, temos que buscar isso no nosso interior, pois ela faz parte do caráter humano, afirma Heuer.