Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 6 de maio de 2024


Campus

Universidade Saúde: bem-estar da comunidade acadêmica

Yasmim Rosa - Do Portal

28/05/2009

 Daniel Bueno

Em meio à discussão sobre a importância da prática de atividades físicas como forma de melhorar o bem-estar dos alunos, a PUC-Rio mostra sua preocupação com a saúde dos estudantes. A Coordenação de Educação Física está presente na Universidade há 42 anos e, hoje, oferece mais de dez disciplinas destinadas a exercícios físicos.

O aluno pode escolher desde aulas de alongamento, musculação e judô até dança contemporânea. O departamento conta com professores especializados e atualmente há 915 inscritos nas disciplinas. Além dos estudantes, funcionários e professores também podem participar das atividades, que acontecem durante toda a semana.

Para o coordenador Renato Callado, são muitos os objetivos na procura pelas atividades.

- Alguns alunos se inscrevem por indicação médica para emagrecer, combater o estresse ou problemas posturais. Outros, porque desejam melhorar seu condicionamento físico ou aprender as atividades. Alguns foram atletas na adolescência e querem dar continuidade à pratica da atividade física. Existem aqueles que precisam melhorar sua postura e concentração, e ainda os que se inscrevem pelo caráter lúdico e sociabilizador que nossas disciplinas têm. 

 As aulas acontecem, em grande parte, no ginásio, na sala de musculação e no campo de futebol da Universidade. Um convênio com o Clube de Regatas do Flamengo, que fica próximo à PUC, também permite que os alunos de natação pratiquem o esporte. A Coordenação também promove caminhadas ecológicas, feitas em diversas trilhas da cidade e a prática do surfe, que tem a praia da Barra da Tijuca como ponto de encontro.

A Coordenação de Educação Física foi criada em 1967 por solicitação dos próprios alunos. No início, seu campo de atuação era restrito à orientação e organização técnica das equipes de futebol de campo e de areia. A partir de 1968, já anexada à Vice-Reitoria Comunitária, começou a ampliar suas atividades, graças ao estímulo do então vice-reitor Pe. Raul Laranjeira de Mendonça.

As disciplinas de Educação Física eram obrigatórias e até 1999 ocuparam a grade de todos os alunos. Ainda nessa época, a Coordenação mostrava aos estudantes a importância da prática da atividade física juntamente com a formação acadêmica.

Segundo Callado, essas atividades ajudam a melhorar a saúde do praticante e podem até influenciar no rendimento do aluno.

- Temos o exemplo da ioga que melhora a concentração em sala de aula. Futsal e basquete, por exemplo, ensinam o trabalho em equipe e o respeito às regras. Pilates e dança contemporânea melhoram a consciência corporal. Queremos que eles, ao se formarem, levem a cultura da importância da atividade física, tanto para o corpo como para a alma - afirma.

A estudante de Comunicação do 5º período Carolina Vidal, encontrou no pilates uma forma de relaxar e tornar o dia mais agradável.

 - É um incentivo à melhor qualidade de vida, além de funcionar como uma válvula de escape para a tensão do dia-a-dia. É uma forma diferente e mais saudável de começar o dia e enfrentar a rotina corrida - comenta.

Callado também ressalta o fato dos alunos se tornarem sedentários após entrarem na Universidade. De acordo com o coordenador, muitos deles praticavam algum tipo de atividade física. Devido à carga horária de estudos e ao início da vida profissional, eles largaram por completo os exercícios e se tornaram inativos.

- Queremos mostrar para eles que há, na PUC, a oportunidade de realizar tais atividades.

Foi o que Carolina fez. Aproveitou o horário vago e se inscreveu em uma das disciplinas. Segundo ela, a saúde do aluno está ligada à prática de exercícios e qualquer iniciativa em prol da qualidade de vida deve ser incentivada para que todos tenham um bom desempenho em sala de aula.

- Eu acredito que se você tem consciência do seu corpo e de como tratá-lo, a consequência natural é que os outros aspectos de sua vida também melhorem, como é o caso da concentração, tão importante para nós, universitários. Acredito que só tem a acrescentar no nosso desenvolvimento físico e mental - ressalta.

A aluna gostou tanto da ideia que propõe até a ampliação dessas disciplinas, com mais opções de horários e modalidades.

E para quem acha que o ambiente da Universidade não é o melhor local, a Coordenação promove viagens a lugares próximos ao Rio para a prática de ioga, caminhada e surfe. Denominada “Aulão da PUC”, a excursão objetiva integrar os alunos de variados cursos para se exercitarem em locais diferentes. O projeto começou em 2008, sob a orientação dos professores Vinícius Cunha, Mônica Guimarães e Jô Santos. A cada semestre, uma viagem é realizada. Os estudantes já foram para Ilha Grande, no litoral sul do Estado, e Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. Neste semestre, o passeio aconteceu em maio e os alunos voltaram à Ilha Grande para aproveitar mais um fim de semana praticando atividades físicas.