Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 6 de maio de 2024


Campus

Redescobrindo o valor da natureza

Bruna Santamarina - Do Portal

18/05/2009

 Divulgação

Uma sala de aula móvel instalada em lugares de todo o país para observar, manusear e transformar a natureza a seu redor. Esta é a proposta da professora Ana Branco, do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. O Laboratório Itinerante de Pesquisa do Aprendizado com Modelos Vivos (LIPA) será apresentado no evento Mostrando Serviço, nos dias 19 e 20 de maio, no Largo da Carioca, no Centro. Ela contou que fará a receita do suco da luz do sol e ensinará como se germina uma semente.

– É muito interessante. Eu vou levar frutas, verduras e um liquidificador. As pessoas se mobilizam, se juntam para saber o que está sendo feito e acabam provando um pouco do que faço – explica.

O LIPA é composto por uma estrutura de bambu com cobertura de nylon. Suas experiências contam com ferramentas para produção de desenhos e composições com modelos vivos. A professora afirmou que, na última edição do Mostrando Serviço, as pessoas que passaram por ali eram, em sua maioria, nordestinos desempregados. Eles se sentiam emocionados, segundo ela, ao entrar em contato com a natureza e redescobrir seu valor.

Ana também é responsável pelo curso Biochip, no Laboratório de Investigação em Living Design (LILD). As hortaliças, sementes e frutos crus, como são encontrados na natureza, são considerados concentrados de informações – o biochip da planta. Buscando estudar esse aspecto, foi criado o grupo de pesquisa que objetiva estreitar a relação do homem com a natureza. Todas as quintas-feiras, até o dia 25 de junho, das 11h às 14h, próximo à ponte de madeira do Rio Rainha, no campus da Universidade, é organizada a Feira do Desenho Vivo. São demonstrados os resultados da pesquisa realizada no curso.

Clique aqui para ver a receita do suco de luz do sol.