Os caminhos da didática no Brasil
Rafaella Mangione - Do Portal
29/04/2009
Com o Auditório Padre Anchieta lotado, as professoras Marli André, da PUC-SP, e Isabel Lélis, da PUC-Rio, realizaram na última terça-feira, 28, uma mesa-redonda sobre as atuais pesquisas em didática no Brasil. Alunos, pesquisadores e docentes participaram do debate organizado pelo Grupo de Estudos sobre o Cotidiano, Educação e Cultura(s) (GECEC), vinculado ao Departamento de Educação.
Para a professora e coordenadora do GECEC, Vera Candau, também presente à mesa, o objetivo da discussão foi trazer à tona elementos para refletir a didática no País. Ao final do evento, ela lançou o livro Questões Contemporâneas, que aborda os desafios enfrentados pelos educadores.
Ao longo da conversa, Marli fez uma análise sobre os textos produzidos pelo Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) entre 2003 e 2007. Segundo ela, 80% das pesquisas relacionadas ao tema não apresentam financiamento.
- Nesses anos, o tema mais abordado nas pesquisas foi a avaliação da aprendizagem e do ensino superior. Em relação aos autores citados, as pessoas devem ter uma visão mais ampla, pois ainda está muito concentrada em Paulo Freire - afirma.
Já a professora Isabel apresentou uma análise de cinco escolas públicas do Rio de Janeiro, do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, que obtiveram bons resultados na Prova Brasil. Para ela, é crescente o número de professores com dificuldade de avaliar os alunos em sala de aula.
- As mudanças sociais das últimas décadas impactaram a experiência escolar. Mas mesmo com todos os problemas da educação pública no Brasil, a maioria dos professores abraça o ofício para lutar pelo conhecimento das crianças.