Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 2024


País

Prêmios reforçam liderança entre universidades privadas

Carolina Heringer, José Augusto Martini e Guilherme Costa - Do Portal

16/04/2009

 Paula Giolito

A Pontifícia Universidade Católica do Rio ficou em primeiro lugar entre as instituições de ensino privadas das capitais avaliadas pelo IV Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante e Banco Real. A PUC-Rio foi contemplada também com três prêmios na categoria “As Melhores por área de conhecimento”: Matemática e Informática; Ciências dos Materiais; Elétrica e Mecânica. As premiações reforçam a liderança entre as universidades particulares apontada pelo Ministério da Educação e, segundo o reitor, padre Jesus Hortal Sánchez, S.J., confirmam a excelência da comunidade acadêmica:

– Quando soubemos que estávamos entre os finalistas, esperávamos o prêmio, pois temos um ensino com alta classificação em todo país. É um reconhecimento ao trabalho desenvolvido na universidade, que preza o espírito comunitário.

As 28 instituições premiadas foram anunciadas pelo ministro da Educação, Fernando Hadadd, e pela atriz Fernanda Montenegro, no fim do ano passado, em celeberação no Teatro Abril, em São Paulo. Iniciado em janeiro de 2008, o processo seletivo atualizou os dados de universidades de todo o país e contou com o parecer de 2.040 profissionais, entre professores, coordenadores e avaliadores do MEC. Para o diretor do Departamento de Informática, professor Marco Antonio Casanova, o prêmio reflete o grande esforço voltado à produção acadêmica:

– Há poucos departamentos no mundo que formam tantos alunos de doutorado por professor. Temos um grande número de doutorandos e uma ótima produtividade, que influencia diretamente a produção acadêmica. Manter esse equilíbrio é uma tarefa delicada.

Criado há quatro décadas, quando mal se falava em informática, o departamento contribui para manter a instituição no topo do ensino superior. No ano passado, a PUC-Rio foi a única universidade particular entre as dez melhores instituições de ensino superior do país, em lista divulgada pelo Ministério da Educação. Conquistou 385 pontos, em uma escala de 0 a 500, no Índice Geral de Cursos (IGC). Para o reitor, padre Jesus Hortal Sánchez, S.J., os critérios de avaliação deveriam, no entanto, ser mais adequados:

– Acredito que houve uma precipitação. Não se deve aplicar uma prova, por exemplo, para alunos que estão entrando e saindo dos cursos sem fazer um acompanhamento do desempenho deles. Além disso, não deveriam ser considerados só os professores que lecionam em tempo integral. Em parte, este quesito prejudica as universidades particulares. Nas áreas mais profissionalizantes, como Direito e Comunicação Social, a PUC tem professores que estão no mercado de trabalho, atuando como juristas, diretores de cinema, promotores e advogados. São profissionais que não podem se dedicar só à universidade, mas que dão aula de como se faz – pondera.

Padre Hortal observa que um dos segredos da excelência acadêmica é a integração, em diversas esferas. Desde a integração entre profissionais de mercado e pesquisadores até a variada programação cultural e social, que une alunos, professores e funcionários.

– Somos uma universidade no sentido literal: há uma integração entre os cursos, os alunos e os professores – ressalta o reitor.

O IGC contempla o desempenho dos alunos no Enade (2005 a 2007), os atributos pedagógicos, o corpo docente, a infraestrutura da universidade e a avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a pós-graduação (2004 a 2006). A PUC-Rio ficou em nono lugar no ranking de 173 universidades liderado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).