Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 1 de maio de 2024


Cultura

A estreia de Santo Afonso

Suzane Lima - Do Portal

15/04/2009

 Divulgação O filme Santo Afonso - O Advogado das Almas estreia na próxima sexta-feira, 17, às 19h30min, na Paróquia Santo Afonso, na Tijuca. A produção foi realizada por alunos do curso de Cinema da PUC em parceria com a Casa da Convivência Nossa Senhora Mãe Belo Amor. 

Com roteiro de Joaquim Assis, o filme se torna especial pela interpretação de jovens portadores de deficiência intelectual assistidos pela Casa da Convivência. A obra tem como eixo um narrador que conta a história de Santo Afonso.

Miguel Pereira, professor do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, mestre em Artes, doutor em Ciências da Comunicação e um dos colaboradores do filme, relatou que a produção trouxe satisfação pelo cuidado especial dedicado aos atores. Além disso, os alunos de Cinema tiveram que ser bastante criativos, pois, impossibilitados de locomover a equipe, realizaram todo o trabalho na garagem da Paróquia.

- A direção de arte foi improvisada, com pouco custo, quase artesanal. Teve uma cena linda feita em uma Kombi e isso se tornou viável porque o filme foi realizado dentro de uma fantasia visual. O figurino também é todo misturado.

Para Miguel Pereira, o espectador deve “ver o filme e tentar entender aquelas pessoas”, pois é o mundo deles, a visão deles. Ele acredita que a interação entre a equipe da PUC e os atores foi fundamental para o resultado.

- Uma das coisas que fez Santo Afonso funcionar foi o envolvimento das pessoas. Eles foram de alma aberta para o projeto. Nós fizemos encontros de convivência, conversávamos, comíamos. A experiência humana foi muito rica, inesquecível. Quando acabou a produção, ninguém queria se separar.