Carolina Barbosa e Suzane Lima - Do Portal
08/04/2009Tempo de reflexão e renovação, a Páscoa vira uma festa para os chocólatras. Para outros, representa uma chance de descansar, viajar, curtir a vida. Nem por isso deixa de ser uma boa oportunidade para reunir a família e os amigos em torno da mesa. A convite do Portal PUC-Rio Digital, chefs de restaurantes da universidade indicaram receitas para tornar a data mais saborosa.
Atenta à tradição cristã, Fabiana Tenório, chef do Couve-Flor, recomenda um prato de bacalhau para a Sexta-Feira Santa. A delícia, batizada de Bacalhau Espiritual, também serve, naturalmente, para o Domingo de Páscoa. “É fácil de preparar, todo mundo pode fazer”, garante a chef de 22 anos, que cursa gastronomia. Mas ela adverte:
- Não basta seguir a receita (veja abaixo). Cozinhar exige amor e dedicação. É preciso gostar do que se está cozinhando. Eu não costumo fazer a comida lá em casa, minha mãe comanda tudo. Ela tem muito jeito - conta.
Feito com bacalhau desfiado, a especialidade sugerida por Fabiana recebeu aquele nome "por inspirar sentimentos nobres", explica a chef. O prato leva também noz moscada e molho bechamel.
Já Rogério Marangone, proprietário do restaurante Gourmet do Campus, indica a combinação de duas especialidades de família: arroz de bacalhau, receita de sua mulher, formada em gastronomia; e mousse de chocolate e menta. Com a experiência culinária de quase 30 anos, ele prescreve um bom fim de semana gastronômico:
- O mais importante na Sexta-Feira Santa é ter um bom peixe e no domingo, muito chocolate. Aprendi a cozinhar na vida. Tenho esse restaurante há 29 anos e adoro o que faço, apesar de todo o estresse - diz Rogério, que já cozinhou para a Rede Globo.
Para a sobremesa, o brownie honra a força do chocolate. Uma das especialidades do restaurante Eruditus, a receita foi desenvolvida por uma empresa terceirizada e é seguida à risca pelos cozinehiros da casa. Veja, abaixo, como preparar as delícias sugeridas.
Bacalhau Espiritual:
(porção para 4 pessoas)
Ingredientes:
1,200 kg de bacalhau desfiado dessalgado ( ou 1 kg de bacalhau desfiado e seco)
600 g de natas (creme de leite fesco)
2 xícaras de molho bechamel
4 dentes de alho
3 cenouras raladas
3 cebolas picadas
100 g de queijo ralado
100 g de margarina
1 xícara de azeite extra-virgem
Sal
Pimenta
Salsa picada
Noz moscada
Modo de preparar:
Se o bacalhau é salgado e seco, deve antes ser dessalgado conforme as instruções
Levar ao fogo a margarina com o azeite, a cebola e o alho picados e as cenouras raladas. Juntar o bacalhau desfiado e temperar com sal e pimenta. Fazer o molho bechamel e misturar o bacalhau. Levar ao fogo, juntando as natas (creme de leite fresco), o queijo ralado e a salsa picada. Retirar do fogo e colocar num tabuleiro untado. Levar ao fogo a gratinar, polvilhando com queijo ralado e noz moscada.
Molho Bechamel:
1 colher (sopa) de manteiga
½ colher (sopa) de farinha de trigo
½ litro de leite integral
Sal a gosto
Derreter a manteiga em uma panela média. Adicionar a farinha de trigo e mexer bem para não formar bolinhas. Tirar do fogo e acrescentar, aos poucos, parte de leite e sal, até dissolver a farinha. Retornar ao fogão, em fogo baixo, e continuar acrescentando, aos poucos, o restante do leite, até engrossar.
Arroz de Bacalhau Marangone
(porção para quatro pessoas)
Ingredientes:
1 kg de bacalhau em lascas dessalgado por 24hs e escaldado
4 cebolas cortadas bem finas
4 dentes de alho grande fatiado bem fino
Azeitonas verdes sem caroço a gosto
100 g de champignon fatiado
1 maço pequeno de coentro e salsa ou cebolinha verde
1 cenoura ralada fina
2 xícaras de arroz lavado e escorrido
4 tomates sem pele e sementes picado
1 pacote de ervilhas frescas
Sal a gosto
Azeite de boa qualidade a gosto
Modo de preparar:
Em uma panela, colocar o azeite, a cebola. Deixar dourar e acrescentar o alho. Colocar o bacalhau e refogar bem, acrescentar os outros ingredientes, deixando o arroz por último. Quando acrescentar o arroz, refogar por 2 minutos. Colocar 600 ml de água fervendo, se precisar, colocar sal a gosto, e acrescentar os maços de coentro e salsa bem picada. Quando começar a ferver, abaixar o fogo e deixar secar, se precisar, acrescente mais água. Quando estiver cozido, colocar em uma travessa e salpicar com cebolinha verde picada.
Mousse de chocolate e menta
Ingredientes:
400 g de chocolate em barra de boa qualidade
8 ovos com a gema e a clara separados
8 colheres de sopa de açúcar
½ litro de creme de leite fresco bem consistente
1 cálice de licor de menta
Modo de preparar:
Rale o chocolate e dissolva com 6 colheres de sopa de água. Retire do fogo e deixe amornar. Bata as gemas em creme com o açúcar e, sempre batendo, junte o chocolate. Misturando bem, acrescente o creme de leite e 4 claras batidas em neve e por último, coloque o licor de menta. Depois, coloque em um recipiente e leve a geladeira por quatro horas.
Brownie
16 pedaços
400 g de açúcar
300 g de farinha de trigo
500 g de chocolate em barra
400 g de margarina
25 ml de baunilha
6 ovos
Modo de preparar:
Derreter em banho maria, no fogo baixo o chocolate em barra picado e juntar a margarina.
Na batedeira, bater o açúcar e os ovos. Acrescentar o chocolate derretido com a manteiga aos poucos e bater por aproximadamente 5 minutos. Juntar a farinha e a baunilha. Bater por mais 1 minuto.Desligar a batedeira e bater à mão por mais 2 minutos. Colocar a massa num tabuleiro untado e enfarinhado e levar ao forno a 180 graus por aproximadamente 30 minutos.
Analistas pregam transigência para resguardar instituições
"Pará é terra onde a lei é para poucos", diz coordenador do CPT
Sem holofotes do legado urbano, herança esportiva dos Jogos está longe do prometido
Rio 2016: Brasil está pronto para conter terrorismo, diz secretário
Casamento: o que o rito significa para a juventude
"Jeitinho brasileiro se sobrepõe à ideia do igual valor de todos"