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Rio de Janeiro, 27 de julho de 2024


Cultura

MTV pesquisa o universo jovem e a preservação ambiental

Luigi Ferrarese - Do Portal

01/04/2009

Divulgação

O que pensa o jovem brasileiro? É possível traçar um perfil? Como se comunicar com ele? Para tentar responder a essas perguntas, a MTV realiza, desde 1999, uma ampla pesquisa, o Dossiê Universo Jovem. Nesta segunda-feira, 30, Rodrigo Rangel, executivo de negócios da área de Publicidade da emissora, fez na PUC-Rio uma apresentação do projeto a alunos interessados.

- O dossiê é uma ferramenta que a MTV criou para pesquisar o universo jovem, que é o seu principal público. Há dois objetivos principais: nortear a nossa programação e avaliar com os nossos anunciantes como podemos nos comunicar com o jovem e o que pode ser oferecido a ele – explica.

Em sua quarta edição, a pesquisa entrevistou mais de 2.500 jovens de nove cidades do país. O universo analisado representa, segundo o estudo, 49 milhões de brasileiros.

- Depois de pesquisar temas como família, sexo e drogas, resolvemos incluir na pauta o meio ambiente, que é um tema emergencial – conta Rangel.

O foco do Dossiê é a preservação ambiental. O estudo apresenta uma grande segmentação da população em relação ao tema.

- É possível perceber que, ao mesmo tempo em que há muitos jovens bastante informados sobre o assunto, outros sequer sabem o que é sustentabilidade – afirma Rangel.

Dentre os dados apontados pelo Dossiê, a inércia de alguns jovens assusta os mais comprometidos com a causa ambiental. Um jovem em cada três afirma não ter a menor preocupação com a preservação da natureza. Sequer realizam pequenas ações como fazer coleta seletiva ou deixar de jogar lixo no chão.

- É preciso erotizar o assunto, fazer com que o jovem seja atraído, deseje debater a sustentabilidade – conclui.

O estudo não traz apenas dados desalentadores. Há perspectivas de mudanças positivas. A geração atual tem acesso cada vez maior a informações sobre o meio ambiente. Quatro em cada dez jovens acreditam que as empresas atuam ecologicamente por interesse financeiro. Ainda que seja assim, o consumo consciente cresce. Está nas mãos de todos promover as mudanças. Em ações individuais ou coletivas.