Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 17 de maio de 2024


Campus

A ética como solução para a crise econômica mundial

Rafaella Mangione - Do Portal

31/03/2009

Rafaella Mangione Sócia-fundadora do Piper Cove Fund Asset Management, Laura Nash falou sobre a ética e sua relação com a crise econômica norte-americana. Ao longo do encontro, explicou os motivos da tensão financeira e apontou possíveis medidas para amenizá-la.

Ela lembrou que o atual colapso nasceu de outra crise chamada “dotcom”, no ano 2000. Segundo Laura, como naquela época o governo federal americano facilitou os empréstimos, o mercado imobiliário não foi afetado. Porém, no ano de 2005, o preço dos imóveis parou de crescer, e dois anos depois ficou claro que o crédito estava no fim. Em novembro de 2008, os EUA declararam, oficialmente, estar em recessão.

- Os EUA espirraram e o mundo pegou a gripe - disse Laura, explicando como a crise americana afetou a economia global.

Para ela, com o aumento do desemprego, o consumo diminuiu e as economias sofreram um grave desaquecimento, acentuado pelo clima de medo e desesperança.

- A ética vai ajudar as pessoas a saírem desse momento de desespero. Elas devem aprender a deixar a ganância numa dieta de fome, o que é difícil, pois não estamos acostumados a ter este tipo de pudor.

Autora dos livros Just Enough (Apenas o suficiente) e Ética nas Empresas, Laura se mostrou esperançosa em relação à crise.

- Não é ruim ganhar dinheiro, mas as pessoas devem entender que isso não acontece do dia para a noite. Tudo tem um custo. Os valores nos ajudarão a sair desta confusão. A ética estava no cerne da questão e pode ser parte da solução.

O cônsul americano, Erick Olsen, estava presente e também comentou a importância de se falar sobre ética em meio à turbulência econômica mundial.

Por sua vez, o professor do Departamento de Filosofia, Danilo Marcondes, ressaltou ser a ética um assunto que preocupa a todos.

- Este encontro foi muito oportuno, pois analisamos como a ética está relacionada à crise financeira.

Segundo ele, a palestra foi o primeiro passo do projeto de Centro de Ética Aplicado da PUC.

Rachel Martins, estudante de Administração, admirou a iniciativa.

- Com todo este capitalismo, assistir uma palestra em que a ética é vista como uma solução nos faz parar para refletir.