Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 27 de julho de 2024


Cultura

Paixão por Nelson Rodrigues

Bruna Santamarina - Do Portal

27/03/2009

 Marcos Arruzzo

Para a formatura da Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena, os alunos prepararam o espetáculo Pasión, com adaptação de contos de Nelson Rodrigues. Aline Franca, recém-formada em Ciências Sociais, está entre os cinco atores que vivem diversos papéis na peça. Ricardo Rocha, aluno de Moda da universidade, também participou, elaborando os figurinos.

Segundo Aline, nos últimos seis meses do curso, é realizada a matéria Oficina 5, em que os formandos realizam um espetáculo de caráter profissional, com cenário, iluminação e figurino bem elabolados. Ela acredita que Pasión não deixa a desejar, pois se equipara a grandes produções do teatro carioca e dá visibilidade aos atores recém-formados. Aline ressalta, ainda, que a peça transita no universo de Nelson, falando sobre traição, desejo, ódio e morte:

– Escolhemos cinco contos da obra de Nelson Rodrigues A vida como ela é... São eles: A Dama da Lotação, Enjoativa, O Pediatra, Feia Demais e Escorpião do Banheiro. A peça se passa como um programa, em que contamos casos reais, que são supostamente enviados por colaboradores. Com isso, uma história vai levando à outra.

A atriz fez teatro simultaneamente à faculdade de Ciências Sociais da PUC-Rio. Ela era bolsista da Universidade e conta que escolheu a Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena pois não tinha condições financeiras para fazer outro curso. No período em que esteve nas duas instituições, afirma ter sido uma forte integrante dos movimentos estudantis:

– Ao mesmo tempo que era presidente do grêmio da Escola, fazia parte do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Estive muito envolvida com os movimentos estudantis. Enquanto estudava na Martins Pena, o governo estadual ameaçou acabar com a Escola e fechar o curso de teatro. Nos formamos hoje graças a todas as pessoas que lutaram para que isso acontecesse – conta Aline.

Ela explica que conseguiu fazer uma conexão entre os dois cursos: levou seu orientador de monografia para dar palestras na Escola e trouxe peças com atores da Martins Pena para a PUC-Rio. A atriz conta ainda que se envolveu tanto com o teatro que tinha medo de se formar e não ser uma boa atriz. Nunca foi fã de novelas e atores de TV. Quando criança, morava em Bento Ribeiro e assistia aos programas da Angélica. Desde a 4ª série, se dedica a cursos de teatro, mas sempre temeu admitir que era no palco que queria ficar para o resto da vida.

– Assim que a ficha caiu, entrei de cabeça. Minha família ainda tem um pouco de dificuldade para aceitar, já que a carreira é complicada para garantir o pão de cada dia – explica.

Ela já participou do curta 8:25 PM, para um projeto de alunos do curso de cinema da PUC-Rio, assim como outros atores da Martins Pena.


Datas: Sábados e domingos, até o dia 29/03
Horário: 20 h
Local: Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena: Rua 20 de Abril, nº 14, Centro
Preços: Entrada franca, sujeita à lotação, com distribuição de senhas a partir das 19h30min
Capacidade: 55 pessoas
Duração: 50 minutos