Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 17 de maio de 2024


Campus

Rede social tem 30 projetos

Carlos Eduardo Vieira e Marcela Maciel - Do Portal

24/03/2009

Reprodução

A Rede Social da PUC (RESPUC) desenvolve cerca de 30 projetos com sua comunidade. Canal aberto com a sociedade, busca criar uma rede de iniciativas que contribuam para a construção de relações mais igualitárias. O Pe. Francisco Ivern S.J., Vice-Reitor de Desenvolvimento, conta um pouco mais sobre a vocação solidária da Universidade.

- O que vem a ser a rede social da PUC-Rio?

- Atualmente na universidade temos muitos projetos de natureza social, que constituem uma rede. Alguns deles são autônomos, e outros mais ou menos vinculados aos departamentos.

- Que princípios segue a Universidade para definir sua ação social?

- A PUC é em primeiro lugar uma universidade cristã, de inspiração cristã, com os valores e princípios que essa fé comporta. O primeiro é o princípio do amor. De um amor solidário, um amor generoso, um amor que exige justiça e respeito pelo outro.

- Quais as dificuldades nesse trabalho?

- A PUC se define como uma universidade que tem pesquisa e tem atividades de extensão. E o social deve permear esse coração da academia. O mais difícil é fazer o social chegar ao coração da academia.

- Qual o foco dos projetos sociais realizados pela universidade?

- Naturalmente, a nossa maior preocupação é em relação aos mais necessitados, aos mais pobres. Isso explica a presença da PUC em muitas comunidades que constituem o Grande Rio. Não apenas nas favelas, mas também nos municípios do Grande Rio.

- Qual relação da Vice-Reitoria de Desenvolvimento com a ação social da PUC-Rio?

- O desenvolvimento não se refere apenas ao desenvolvimento da parte material, física da universidade. Mas se refere também, sobretudo, ao desenvolvimento da instituição como tal. Eu, como vice-reitor de desenvolvimento, presido uma comissão que tem como objetivo definir a identidade e a missão da PUC-Rio.

- Que tipo de pessoas participam desses projetos?

- Embora nossa inspiração seja cristã, evidente que na PUC temos uma comunidade plural. Temos estudantes cristãos e não-cristãos. Temos tanto docentes, quanto discentes de origem judaica, alguns são espíritas, e outros que pertencem a outros credos. Sublinhamos os valores e princípios cristãos, que as outras crenças também compartem. Dos projetos, participam todos os tipos de alunos. Importante é que essa dimensão social penetre no coração mesmo do Ensino.