Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 6 de maio de 2024


Campus

O lado social da Vila

Rafaella Mangione - Do Portal

18/05/2009

 Paula Araujo

A Vila dos Diretórios não é só um lugar de descontração. O Diretório Central dos Estudantes (DCE), em parceria com os Centros Acadêmicos (CAs) e a Vice-Reitoria Comunitária, organiza trabalhos sociais ao longo do ano letivo e sensibiliza estudantes de diversas áreas.

Segundo o coordenador de assistência estudantil, Anderson Ignácio, o Trote Solidário foi o pontapé inicial e contou com o auxílio da Pastoral. Logo na primeira semana de aula, os CAs mobilizaram seus calouros e recolheram cerca de 40 bolsas de alimentos para a Fazenda Esperança, uma casa de reabilitação de dependentes químicos. Para ele, essa quantidade foi pequena, mas já foi um começo.

Até julho, será realizada outra versão do Trote Solidário. Desta vez, ela recolherá materiais didáticos e roupas infantis. De acordo com Ignácio, estimular a responsabilidade social é muito importante dentro de uma universidade.

- Assim, formaremos profissionais preocupados em ajudar o próximo.

 Segundo ele, um desejo do DCE é levar os alunos para visitar essas instituições beneficiadas.

- É muito bom o sentimento de doar, mas ver o sorriso das pessoas é ainda mais gratificante - comenta.

O pré-vestibular comunitário deve entrar em vigor no segundo semestre. Nele, os estudantes da PUC serão os professores. Para o coordenador, este é o momento de quem passou no vestibular, graças aos cursinhos, retribuir o auxílio, e de quem não precisou cursá-los ajudar os que precisam. Para os alunos de História, o pré-vestibular servirá como estágio supervisionado.

Um outro projeto do DCE é construir uma creche para ajudar alunas, professoras e funcionárias.

- Sabemos que muitas mães têm dificuldade de encontrar um lugar para deixar o filho pequeno enquanto trabalha ou estuda - afirma Ignácio.

Segundo ele, haverá um concurso entre os estudantes de Engenharia para escolher o melhor projeto de construção. Trabalhar na creche valerá como estágio para as áreas de Pedagogia, Assistência Social e Psicologia.