Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 17 de maio de 2024


Campus

Jornais do mundo todo em apenas um clique

Yasmim Rosa - Do Portal

07/05/2009

Divulgação

Depois da PUC-RS, é a vez da PUC-Rio usar a base de dados PressDisplay. Disponível na Divisão de Bibliotecas e Documentação da Universidade desde novembro de 2008, o sistema foi desenvolvido para concentrar em um único site jornais de diversos países. O objetivo é tornar a informação ainda mais acessível à comunidade acadêmica.

Em funcionamento desde 2004, a empresa norte-americana NewspaperDirect colocou o banco de dados no ar, o que trouxe uma nova proposta em termos de conteúdo jornalístico online. Com o intuito de fornecer periódicos em sua íntegra, o site do PressDisplay permite o acesso diário de mais de 700 publicações de 76 países. Entre os nacionais, destacam-se O Globo, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Entre os internacionais, o francês Le Figaro, o americano Washington Post e o argentino Clarín.

Apresentados em seu formato original, incluindo editorial completo, gráficos, anúncios e classificados, os veículos são vistos na tela do computador exatamente como foram impressos.  Com atualizações diárias, a proposta da Biblioteca vai além do simples acesso aos jornais do mundo.

- O banco de dados não deve ser usado só para acessar notícias. Ele serve como uma fonte de ensino e pesquisa para os alunos - declarou a diretora da Divisão de Bibliotecas e Documentação, Dolores Perez.

Com publicações em 38 línguas, o site permite ainda que alguns jornais internacionais sejam traduzidos para o português. Com as ferramentas disponíveis, os alunos podem fazer buscas por assunto, título, data, idioma e país. É possível, ainda, ouvir uma reportagem com o auxílio de recursos de áudio e até enviá-la por e-mail. Estão acessíveis, também, as 60 últimas publicações de cada jornal, o que deve facilitar a pesquisa dos estudantes da Universidade.

Para os alunos, essa é uma oportunidade de estar em contato com os periódicos mais importantes do mundo sem custo algum.

- Acho que esse sistema vai ser benéfico até para quem tem condições financeiras de comprar vários jornais por dia. O dinheiro gasto com isso pode agora ser destinado para livros, por exemplo - disse a estudante de Comunicação Social, Kalline Franco.

O banco de dados pode ser consultado por até três usuários simultaneamente. Os alunos podem ler os jornais de qualquer computador, de qualquer lugar do campus. Para isso, basta entrar no site da Biblioteca Central e, com a matrícula e a senha, acessar no sistema.

- Pensamos não só em ter a notícia abordada por esses diversos jornais, mas em ter um banco de dados que fosse acessado pela comunidade acadêmica, principalmente nas salas de aula - afirmou Dolores.

É possível, também, ler os jornais de casa, utilizando o acesso remoto. Para isso, é necessário criar uma conta no site da Biblioteca Central e seguir as instruções de uso da base de dados.