Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 23 de abril de 2024


Campus

Filmes de estudantes em sessão no RDC

Tatiana Carvalho - Do Portal

25/03/2009

 Reprodução

Quinta-feira (26) é dia de cinema no RDC. Nove filmes dos alunos do curso de Cinema serão exibidos, das 9h às 13h. Foram produzidos durante o segundo semestre de 2008, para a disciplina Projeto de Filme I (veja a programação abaixo).

Coordenadas pelo professor José Mariani, as produções apresentam temas variados - de homenagens ao cineasta Walter Lima Júnior e à escritora Maria Clara Machado até reflexões sobre a profissão de operário. Os filmes representam um conjunto de esforços empreendidos pelos futuros cineastas. No começo do semestre, os alunos propõem ideias e se organizam de acordo com os respectivos interesses. Fazem pesquisas de conteúdo, de campo e de referências cinematográficas, e depois se dividem de acordo com as funções na execução do filme.

- A maior diferença entre um filme universitário e um profissional é que o aluno atua em diferentes áreas, ganha experiência, adquire vivências diversas e aprende mais. A fase de pesquisa, na qual todos pensam o filme, faz com que o estudante se sinta dono da película. Só a partir deste ponto, cada um pode pensar como vai elaborar o conceito dentro de sua função - explica Mariani.

Segundo o professor, os alunos encontram maior dificuldade na hora de filmar documentários, pois o personagem escolhido é alguém real, que nem sempre responde como o diretor esperava.

- Esse é o conflito bom. O grupo precisa ser sensível ao inesperado, que é o verdadeiro tesouro de um documentário - diz Mariani.

Tecnologia foi conjugada com inovação. Pedro Ferreira, diretor do curta-metragem Anotações de Novembro, utilizou uma câmera fotográfica para filmar suas reflexões sobre o trânsito carioca.

- Desse modo, obtivemos um resultado mais espontâneo, pois não atrapalhamos o movimento das ruas - justifica Pedro, que diz estar curioso para ver a reação do público.

Programação

Os filmes serão exibidos a partir das 9h, no auditório do RDC:

Anotações em novembro (de Pedro Ferreira e Maria Eduarda Castro, 31 min) - Anotações sobre as ruas da cidade do Rio de Janeiro.

VARIG (de Fábio Hansen, 14min) - O passado, o presente e os sonhos dos funcionários que fizeram parte da Varig.

A parte do operário (de José Sérgio Junior, 23min) - Dois operários de diferentes gerações refletem sobre a profissão, as escolhas que fizeram e a situação em que se encontram.

De margem à margem (de Ricardo Magalhães, 24min) - O movimento da cidade para o campo, através de duas personagens que fazem caminhos diferentes, Humberto Soares e Gustavo Praça.

De cara limpa (de André De Franco e Sabrina Gregori, 27min) - Como os comediantes da comédia stand up se inspiram para desenvolver seus pontos de vista nas apresentações.

Walter Lima Júnior - a vida inspira a arte (de Marcelo Feijó, 25min) - Um retrato da paixão de Walter Lima Júnior pelo cinema.

Darlan e Liana (de Julia Ramil, 8 min) - Darlan e Liana são portadores de necessidades especiais. Um casal de namorados como outro qualquer.

Para inglês ver (de Vitor Granado e Robson Ribeiro, 25min) - Conduzidos por jipes e guias, turistas estrangeiros anseiam por descobrir o "exótico" universo da favela.

Clara (de Bruna Domingues e Flora Diegues, 19min) - Conta a jornada mágica de dois personagens em busca de sua autora: Maria Clara Machado.