Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 18 de abril de 2024


Ciência e Tecnologia

Engenharia 3D ajudará na projeção de construções

Bruna Santamarina - Do Portal

24/03/2009

 Bruna Santamarina

Com o objetivo de diminuir a distância entre a universidade e o mercado de trabalho, um software de engenharia 3D foi instalado nos 75 computadores dos três laboratórios do Grupo de Tecnologia em Computação Gráfica da PUC-Rio (TecGraf). Na cerimônia de lançamento, dia 23 de março, no RDC, o reitor da universidade, padre Jesus Hortal Sánchez SJ, destacou a contribuição da tecnologia desenvolvida pela Autodesk para conjugar aspectos técnicos com as demandas de sustentabilidade.

"O novo programa não busca apenas construir uma planta. Integra aspectos importantes que devem ser levados em conta na construção, como a sustentabilidade. Os beneficiados são, principalmente, os 400 alunos de Arquitetura e Urbanismo, que desenvolverão projeções de última geração. Além disso, podem entrar no site e se juntar à comunidade virtual, trocar idéias e interagir", explicou o reitor, acompanhado dos vice-presidentes da Autodesk, Chris Bradshaw e Amar Hanspal. Para fazer o download gratuitamente, os estudantes devem se integrar à Comunidade Estudantil da Autodesk.

Segundo o vice-presidente sênior e executivo chefe de Marketing da Autodesk, Chris Bradshaw, o novo software tem um número maior de componentes que permitirão um aperfeiçoamento do design das construções. Assim, propiciam um avanço além da documentação.

– A vantagem da parceria entre a PUC-Rio e a Autodesk é que nós teremos a oportunidade de entender melhor como nossos softwares podem melhorar as previsões das construções de edifícios no futuro – esclarece o executivo.

A partir de abril, a PUC-Rio agendará treinamento de professores e alunos para implantar o software nos currículos. A universidade também vai oferecer disciplinas regulares e optativas e cursos para indústrias e outras instituições de ensino baseados no programa da Autodesk.

Para Inês Saraiva, estudante do 8º período de Arquitetura e Urbanismo e monitora de um dos laboratórios, o programa é inovador. Ela conta que vai se inscrever no curso para aprender a utilizá-lo.