Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 11 de setembro de 2024


Campus

PUC-Rio lança IMD

Paula Araujo e Rafaella Mangione - Do Portal

23/03/2009

 Luigi Ferrarese

Inovação, excelência e inclusão digital foram os conceitos mais explorados no lançamento do Instituto de Mídias Digitais da PUC-Rio, na última sexta-feira, 20. O Auditório do RDC foi lotado por professores, gestores públicos e empresários convidados a presenciar o início oficial do projeto, pioneiro no país. Muita tecnologia e criatividade surpreenderam quem esperava uma simples inauguração. O “Seu Campos”, boneco do Second Life projetado no telão, interagia com um ator presente no RDC, e era o operário responsável pela construção do Instituto. Explicando uma propriedade digital e a principal característica do IMD/PUC-Rio, o boneco disse que nada havia sido construído e o projeto já estava em operação no mundo virtual.

“Seu Campos” estava certo. A data marcou a oficialização de um trabalho que já está sendo feito na Universidade no campo da produção e distribuição de conteúdo digital. Por isso, não havia nenhum prédio a ser inaugurado. O IMD/PUC-Rio é uma parceria entre o Centro de Estudos em Telecomunicações (CETUC), os laboratórios de Informática e os Departamentos de Comunicação Social e de Artes e Design. Pesquisadores dos cursos de Psicologia e Direito, especialistas da Coordenação Central de Educação a Distância e empresas incubadas no Instituto Gênesis também fazem parte do projeto.

 - Trata-se da integração dos esforços de diversas áreas de conhecimento da PUC-Rio para atingir o objetivo da produção de conteúdo digital e da formação de profissionais de excelência - explicou um dos idealizadores, Luiz da Silva Mello.

- Hoje, podemos mostrar que não somos um conjunto de Departamentos, mas uma Universidade. Podemos sonhar o impossível, pois este já virou possível - orgulhou-se o Reitor Pe. Jesus Hortal Sánchez, S.J.

O Reitor recebeu o Secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia, Augusto Vieira, o Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, Rubens Andrade, o Secretário Municipal de Habitação, Jorge Bittar, o Sub-secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Júlio Lagun, e o Coordenador geral do Instituto e professor do Departamento de Informática, Sérgio Colcher.

Segundo o Secretário Jorge Bittar, o país não pode pensar em superar as mazelas sociais sem projetar o futuro.

- Tão importante quanto o acesso à rede elétrica é o acesso à banda larga. Se quisermos que a população ingresse nas características da sociedade do século XXI, é preciso que todos tenham acesso aos novos conteúdos virtuais. Esses meios digitais permitem que isto aconteça a toda a população, por um preço menor. Por isso, é tão importante que a PUC-Rio tome essa iniciativa.

Nos últimos anos, a questão da inclusão digital tem sido uma das grandes contribuições que a Universidade dá à população, com a criação da TV Digital. Através do middleware Ginga, de autoria do Departamento de Informática da PUC-Rio, vai ser possível a interatividade entre o espectador e a programação, o que proporciona maior inclusão digital no país.

- Este é o coroamento de várias ações que têm sido realizadas nos últimos cinco anos, quando o Governo chamou a comunidade acadêmica a propôr um modelo de TV Digital. Dois dos pré-requisitos foram a inclusão digital e a interatividade. A PUC-Rio e a UFPB responderam com o Ginga e hoje ele é um sistema internacional. Agora, estamos na segunda fase do processo, em que os conteúdos começam a aparecer no mundo digital - resume.

No Departamento de Psicologia, o Núcleo de Estudos sobre Tecnologia e Subjetividade (Nets) produz conhecimento a respeito das consequências sociais, e principalmente humanas, da difusão das tecnologias digitais.

Já pelo Departamento de Comunicação Social, o Coordenador Geral do IMD, Sérgio Colcher, falou sobre o Portal PUC-Rio Digital, lançado no ano passado. O Coordenador adjunto do Instituto e professor do Departamento de Comunicação Social, Marcos Dantas, contou uma novidade para este ano.

- Nós já temos aprovado um domínio adicional no IMD envolvendo as áreas técnicas e de conteúdo. Trata-se da possibilidade de os alunos ganharem créditos fazendo determinados cursos interdisciplinares. Eles vão poder cursar em diferentes Departamentos e fazer um curso de Mídia Digital. Isto é algo a ser concretizado em breve.