Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 26 de abril de 2024


Cultura

Mulheres marcantes na história e no cinema

Paula Araujo - Do Portal

13/03/2009

 Reprodução

Com o objetivo de mostrar o papel de mulheres que fizeram história e se destacaram em seu tempo, o Centro Loyola de Fé e Cultura promove o curso Mulheres que fizeram história pelas lentes do cinema, de 17 de março a 26 de maio, no Centro Cultural João XXIII, em Botafogo. A partir do projeto A história exibida no cinema, a jornalista Maria Inês Gurjão falará sobre aspectos como o papel feminino no passado e no presente e as funções das mulheres no "planeta dos homens".

Objetos de interesse e admiração, elas sempre foram temas instigantes para cineastas de todo o mundo. Hoje, continuam contando com um amplo espaço na indústria cinematográfica mundial.

Segundo o documentarista e professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio Silvio Tendler, às mulheres não é dado o valor devido.

- Elas ocupam um amplo espaço na sociedade e isso não é reconhecido. O cinema é o meio que consegue mostrá-las para o mundo.

De acordo com Maria Inês, o curso pretende fazer uma reflexão sobre a problemática entre a verdade e a ficção, aspectos presentes tanto na história, quanto no cinema.

- A história e a sétima arte apresentam esse embate entre real e imaginário. Queremos refletir sobre como o cinema penetra no ideário e no consumo cultural das pessoas. Por isso, a condição para o curso é a apresentação de filmes antes dos debates -, explica.

Outro ponto a ser explorado é a compreensão pelo cinema de histórias que não vivemos, de fato. Por isso, filmes que contam a vida de mulheres como Joana D’Arc e Cleópatra serão debatidos. A estilista Zuzu Angel, a líder sindical Norma Rai e a rainha Elizabeth II são algumas das protagonistas que fizeram ou fazem história na vida real e na ficção.

O curso começa na próxima terça-feira,17 e as inscrições ainda estão abertas no site http://www.puc-rio.br/campus/servicos/cloyola/cursos.html#mulheres.