Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 25 de abril de 2024


Campus

Ministro lança Programa Primeira Empresa Inovadora na PUC-Rio

Paula Araujo e Carolina Barbosa - Do Portal

05/03/2009

Suzane Lima

O Auditório do RDC foi palco de um importante encontro para o futuro da ciência e tecnologia do país, hoje, 5, na PUC-Rio. O Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, lançou os editais que colocam em operação o Prime - Programa Primeira Empresa Inovadora. Esse programa tornará possível o estímulo a novas empresas inovadoras, através de investimentos feitos pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), a agência de Inovação do Ministério. Empresários, professores e estudantes lotaram o auditório e comemoraram a iniciativa. A incubadora de empresas da PUC-Rio, Instituto Gênesis, foi uma das 17 escolhidas para selecionar empreendimentos.

O Reitor da Universidade, Pe. Jesus Hortal Sánchez, S.J., recebeu nomes como o presidente da FINEP, Luís Manuel Rebelo Fernandes, o Diretor de Inovação da Agência, Eduardo Moreira da Costa, o diretor do Instituto Gênesis, José Alberto Aranha, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcelo da Costa, o Secretário de Ciência e Tecnologia do Município, Rubens Andrade da Costa, e o presidente da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), Guilherme Ary Plonski. Padre Jesus reconheceu a escolha do Instituto Gênesis como natural pelo bom trabalho realizado.

- O Gênesis se destacou em nível nacional e por isso aparecemos nesses programas - declarou.

O Ministro Sérgio Rezende explicou o Projeto e contextualizou a crise econômica que o mundo enfrenta.

 - É um plano que tem prioridades de expansão e consolidação do sistema de ciência e tecnologia e de inovação tecnológica das empresas, entre outras. Todos sabem as dificuldades que estamos enfrentando, mas elas estão sendo vencidas - afirmou.

A FINEP prevê um investimento de 1,3 bilhão de reais em quatro anos. Dezessete incubadoras-âncora foram selecionadas para repassar, no primeiro ano do Programa, R$120 mil para cada uma das 1.900 empresas escolhidas. Essas incubadoras funcionarão como pontos de distribuição da verba por todo o país. No segundo ano, a empresa poderá ainda se beneficiar de mais R$ 120 mil como crédito adicional. Nesse caso específico, o financiamento será devolvido em 100 vezes sem juros. 

De acordo com o Presidente da FINEP, a iniciativa é uma reação positiva contra a crise.

- Nós poderíamos não ter esse evento hoje, dependendo da leitura que fizéssemos da crise, mas essa seria a resposta errada. Nossa resposta é ampliar os investimentos para situar bem o país neste momento. O empresariado nacional ainda investe pouco em inovação. Essa é a importância do encontro - destacou.

Já segundo o Diretor de Inovação da FINEP, o objetivo do Prime é possibilitar ao jovem abrir seu próprio negócio.

- É um “empurrão” em dinheiro para que o aluno realize o sonho de ter o próprio negócio - explicou.

No Rio de Janeiro, o programa tem o apoio do SEBRAE/RJ e da Prefeitura. O Secretário Rubens da Costa explicou o financiamento.

- O Prefeito Eduardo Paes tomou a decisão por entender que essa é uma área estratégica para a cidade. Dos 16 Institutos de Ciência e Tecnologia que serão implementados no Estado, 15 estão aqui no Rio de Janeiro. A cidade tem uma vocação forte para essa área e temos que caminhar para nos consolidarmos como a capital da ciência e tecnologia- concluiu.

A íntegra do evento de lançamento do Prime estará disponível na TV do Portal PUC-Rio Digital a partir das 18h.