Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 16 de abril de 2024


Cultura

Inscrições abertas para intercâmbio na Finlândia

Bruna Santamarina - Do Portal

02/02/2009

O Foreign Correspondent’s Programme, que será realizado na Finlândia em agosto de 2009, já abriu suas inscrições para jornalistas recém-graduados ou estudantes de jornalismo em final de curso. O programa oferece uma oportunidade para que futuros profissionais conheçam o trabalho de correspondente internacional e aprendam mais sobre a Finlândia, sua sociedade e estilo de vida. Foram selecionados 19 países, incluindo o Brasil, e um participante de cada país ganhará a bolsa para o intercâmbio. Os candidatos devem ter entre 20 e 25 anos, um bom domínio do idioma inglês falado e escrito e preparação para trabalhar independentemente.

O Segundo Secretário da Embaixada da Finlândia em Brasília, Pekka Hirvonen, afirmou ao Portal PUC-Rio Digital que o programa favorece o intercâmbio cultural, já que os participantes dos diferentes países ficam juntos a maior parte do tempo e, normalmente, formam uma rede e criam amizades que permanecem também após o curso:

– Quando nós convivemos com pessoas de outros países, temos menos preconceito sobre elas. No Foreign Correspondent’s Programme 2009, os alunos terão a oportunidade de conhecer mais a Finlândia e fazer contatos que podem ser úteis em seus trabalhos futuro.

Os ganhadores da bolsa farão briefings sobre a vida cotidiana na Finlândia, visitas a empresas, locais e instituições culturais, viagens de campo, além de cobrir aspectos adicionais da Finlândia nos quais eles tenham interesse particular, sempre visando o tema escolhido, o meio ambiente.

– O meio ambiente será certamente um dos temas principais da política internacional neste ano. É um assunto da maior importância para todos nós, trata-se do futuro do planeta – acredita Pekka Hirvonen.

A bolsa oferecida cobre os custos da viagem ida e volta para a Finlândia, todos os traslados, transporte público em Helsinque, acomodação em quarto individual em dormitório estudantil e refeições. Além do Brasil, os outros 18 países participantes são: Austrália, Canadá, China, Egito, França, Alemanha, Grã Bretanha, Índia, Israel, Itália, Japão, México, Polônia, Rússia, África do Sul, Turquia, Ucrânia e Estados Unidos.

Para se inscrever é preciso enviar, até o dia 4 de março, por correio, os seguintes documentos à Embaixada da Finlândia:

- carta de apresentação (“written application letter”), no máximo de uma página, em inglês, com formatação livre;
- currículo vitae (máximo uma página, em inglês);
- uma foto, preferencialmente em formato digital ou duas fotos 3x4;
- redação sobre o interesse pela Finlândia, em inglês (entre 600 e 800 palavras);
- formulário de dados pessoais devidamente preenchido, disponível no endereço www.finlandia.org.br/;
- artigos recentemente publicados (opcional). Os materiais não precisam ser traduzidos para o inglês e devem ser enviados na língua em que foram escritos.

Embaixada da Finlândia em Brasília
Foreign Correspondents’ Programme 2009
SES – Av. das Nações, Qd. 807, Lt. 27
CEP: 70417-900
Brasília - DF

Dúvidas a respeito da inscrição podem ser esclarecidas pelo e-mail sanomat.bra@formin.fi ou pelo telefone (61) 3443-7151. Além disso, mais informações sobre o programa estão disponíveis no site do Ministério das Relações Exteriores: http://formin.finland.fi/fc.

Finlândia

Com o tema meio ambiente, os bolsistas do Foreign Correspondent’s Programme 2009 terão muito o que escrever sobre a Finlândia, já que, localizado ao norte da Europa, com cerca de 5,2 milhões de habitantes, o país é conhecido por sua beleza natural preservada.

Um quarto do território finlandês situa-se ao norte do Círculo Polar Ártico, portanto, os alunos escolhidos pelo programa poderão experimentar o fenômeno chamado sol da meia-noite, em que o sol não se põe durante quase dez semanas. Na mesma região, durante o inverno, ele não nasce durante oito semanas.

Com mais de 180 mil lagos e 170 mil ilhas, o país ficou com a 11º posição no Índice de Desenvolvimento Humano, da ONU, além de ser a casa de campeões como Kimi Räikkönen, piloto de Fórmula 1.