Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 25 de abril de 2024


Cultura

Alunos disputam campanha para o biscoito Trakinas

Letícia Simões - Do Portal

03/04/2008

Para ficar mais real, só faltou Donald Trump. Ou, já que estamos no Brasil, Roberto Justus. Pois o cenário era bem parecido com o que acontece no programa televisivo dos dois figurões: uma grande mesa, pessoas tensas de um lado e os inquisidores do outro. A única diferença é que os concorrentes eram estudantes de PUC e, desse modo, ninguém teve de ouvir o fatal “você está demitido”. Mas essa história, que tem como clímax a reunião e as caras de pavor, na verdade havia começado dias antes.

Alunos de Publicidade tiveram pouco mais de duas semanas, entre setembro e outubro, para, em grupos, criar e montar uma campanha de promoção para os biscoitos Trakinas. O projeto surgiu quando o diretor do Departamento de Comunicação Social, Cesar Romero, deu uma missão ao professor de Laboratório de Publicidade Marcos Barbato: bolar uma forma prática de envolver os estudantes no dia-a-dia de uma empresa. Marcos ligou para seu ex-aluno Alexandre Gemmal, hoje supervisor de promoção da agência Giovanni/Draft FCB, e pediu para ele trazer à PUC um briefing de algum cliente. “Então, peguei o Trakinas, que é muito gostoso de se trabalhar. Tinha que ser um cliente bacana, para motivar os alunos”, conta Gemmal. E a iniciativa acabou servindo para unir outras duas disciplinas: Direção de Arte, ministrada por Carlos Negreiros, e Redação Publicitária, por Rodolpho Mayer. Na primeira seleção, realizada no auditório K-102, estavam os três professores, além de Rafael Ferraz, ex-aluno, e Gemmal.

Quinze grupos se apresentaram, com as mais diversas promoções: gincanas intercolegiais, concurso para escolher a pessoa mais parecida com a cara de Trakinas, viagens à Disney e até a criação de uma República Trakinas, onde as crianças combateriam vilões como as gorduras e o colesterol. Desses grupos, três foram escolhidos para conhecer a agência de perto, por dentro: Te Peguei, Capitão Trakinas e Liga de Super-Heróis. O grupo Sonho Meu, que criou uma promoção mais emocional, na qual a criança que achasse a moeda premiada no pacote do biscoito teria seu sonho realizado, ganhou menção honrosa do professor Barbato. Depois de passar por uma primeira seleção, os três grupos tiveram um fim de semana para corrigir os erros e melhorar a apresentação.

Na Giovanni, Gemmal procurou reproduzir o clima de um dia de concorrência: numa sala fechada, cada grupo apresentou sua idéia para ele, para Arthur Nunes e para Rodrigo Lopes – responsáveis pela área digital da Giovanni – e para Patrícia Kastrup, diretora de Marketing da Kraft Foods, empresa de biscoitos da qual a Trakinas faz parte. Detalhe: nenhum dos futuros publicitários sabia que ela estaria ali. Os outros grupos esperavam em salas de vidro – sem comunicação entre eles. Nervosos? “O pior já passou. A gente sabe que nossa idéia é boa”, dizia Breno Chaves, do Capitão Trakinas, enquanto esperava a sua vez de entrar. Maria de Mello, da Liga, revisava freneticamente o que iria falar e a apresentação no laptop: “Não tem como não ficar nervosa.”

O grupo Te Peguei, de Rafael Pinto, Angélica Rodrigues, Luisa Rody, Natália Becker e Roberto Fragalho, foi o primeiro; a idéia deles era colocar brindes nos biscoitos que fossem trocados por brinquedos “traquinas”. As embalagens teriam um adesivo especial e seriam feitas ações pontuais nos shoppings com os brinquedos-brindes, em versão maiores. A grande atração seria um labirinto escorregador. Depois veio o Capitão Trakinas, de Daniela Delarue, Breno Chaves, Rodrigo Magal e Mariano Carneiro. Eles propuseram uma parceria com a Disney, para Jack Sparrow (de “Piratas do Caribe”) ser o garoto-propaganda da marca. Os brindes seriam DVDs dos três filmes da série e bonecos dos personagens. E a concorrência foi encerrada com a apresentação do terceiro grupo, a Liga Trakinas de Super-Hérois, de Maria de Mello, Antônio Avellar, Bernardo Cupertino, Jacqueline Galvão e Ana Carolina. O Inspetor Quadradão sumiu com as trakingangas – os brinquedos do trakinas. Para recuperá-los, quatro amigos se uniram: ChocoTrak, Trakinete, Trakigenio e Mini-Trak. Em cada pacote de biscoito, viria a parte de um quebra-cabeça; com seis partes o desenho de uma trakinganga é formado e a criança pode ir trocar pelo brinquedo real.

Trabalhos apresentados, hora de decidir, numa reunião a portas fechadas. O clima é tenso. Mas elas numa hora se abrem. E o grupo Te Peguei é anunciado como vencedor. A banca de inquisidores elogia o profissionalismo e a dedicação de todos. Até que eles não foram tão malvados assim. Trump é mestre em fazer seus aprendizes chorarem e Justus parece estar seguindo seus passos. Na Giovanni ninguém chorou. E os alunos ainda voltaram com os bolsos recheados de biscoito.