Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 18 de maio de 2024


Campus

Anfiteatro, o novo espaço cultural da PUC

Felipe Machado - Do Portal

05/11/2007

Mesmo antes de ser inaugurado, o novo espaço cultural da universidade já estava sendo usado pela comunidade da PUC-Rio. O Anfiteatro Professor Junito Brandão, conhecido como Anfiteatro das Araras, localizado no bosque do campus, é um projeto encomendado pela reitoria para o arquiteto Carlos Pingarilho, o mesmo que desenhou o auditório do RDC. A reivindicação por um espaço foi feita pelos alunos desde que foi demolida a Concha Acústica, em 2001. “O problema da Concha é que ela ficava perto do Kennedy, o que atrapalhava as aulas por causa do barulho”, diz Eloiza de Macedo Soares, da Coordenação de Atividades Comunitárias e Culturais (CACC), responsável pelo agendamento dos eventos em todos os espaços oferecidos pela PUC, como o Pilotis e o auditório do RDC.


De shows a esquetes, de peças de teatro a palestras, qualquer um pode agendar sua apresentação no Anfiteatro, “desde que não seja muito barulhenta”, alerta a coordenadora, “porque pode atrapalhar”. A preferência é para produções internas, claro, mas nada impede que pessoas de fora participem. “Tivemos um duo de violões de pessoas de fora da PUC que foi um sucesso, bastante gente se juntou para assistir”, conta a assistente de Eloiza, Juliana Pousinet.


A coordenadora também não quer que o Anfiteatro fique “engessado” com nenhuma programação. Será difícil, portanto, a mesma atração acontecer mais de uma vez, ou uma peça ficar em cartaz por muito tempo. Segundo ela, um espaço da comunidade pede mais rotatividade. “Podemos ter, por exemplo, um ciclo de esquetes, toda quarta-feira. Mas precisam ser esquetes diferentes, e não a mesma”, completa.


Sobre os horários das apresentações, Eloiza diz que a preferência é pelos intervalos. “Nos horários de almoço ou no fim da tarde, para alunos, funcionários e professores relaxarem”, explica. A divulgação das atividades será feita normalmente no PUC Urgente ou através de cartazes no próprio local. Para quem quiser se apresentar lá, basta se inscrever gratuitamente na CACC, que fica na Coordenação Cultural da Vice-Reitoria Comunitária, sobreloja do Edifício Cardeal Leme.