Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 21 de julho de 2024


Mundo

Marcos Dantas e a democratização da mídia

Rafaella Mangione - Do Portal

26/01/2009

 Paula Giolito O II Fórum Mundial de Mídia Livre integrou as atividades do Fórum Social Mundial (FMS) e seus temas giraram em torno da democratização da mídia. Eles foram discutidos por convidados de diferentes pontos do mundo. Esta foi a quarta vez que Marcos Dantas participou do FMS.

Segundo ele, durante muito tempo, essa questão da democratização ficou mais voltada aos intelectuais do que ao público. “Hoje, isso mudou. Ganhou uma dimensão política muito maior”, diz. Para Marcos, não é pertinente um pequeno grupo dizer o que é ou não importante para as pessoas. “A sociedade precisa de muitos canais para se manifestar. É ela que deve escolher o que é importante para si mesma”, afirma.

O jornalista ressalta, também, que precisamos atentar para o valor de falar sobre a liberdade. O professor da PUC-Rio sempre esteve envolvido com questões políticas ligadas à comunicação, e diz que o Fórum Mundial de Mídia Livre significa uma grande troca de experiência. ‘Pessoas de vários lugares se juntam e expõem as suas soluções para a comunicação’, comenta.

Durante o evento, foram realizadas duas mesas. A primeira teve como tema a ampliação do "midialivrismo". A segunda tratou da mídia e da crise mundial, com a participação de Marcos Dantas. Também fizeram parte da programação seminários, debates e oficinas.