Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 24 de abril de 2024


Campus

Sai o quadro negro e entra a tela do computador

Carolina Heringer - Do Portal

03/02/2009

 Paula Giolito

Os alunos da PUC-Rio que quiserem cursar a disciplina de Introdução à Filosofia não precisam mais sair de casa. De qualquer computador, os inscritos na matéria poderão ter acesso às aulas, disponíveis em textos online. O horário também é flexível: os estudantes podem se conectar a hora que desejarem. A primeira turma da disciplina Introdução à Filosofia Online terá início agora, no primeiro semestre de 2009.

Os organizadores do curso, Danilo Marcondes de Souza e Irley Franco, apostam que o uso de imagens, links e filmes no “You Tube” deve tornar o curso mais dinâmico.

- Há algum tempo já pensávamos em utilizar essa metodologia. Estamos aproveitando os recursos que o mundo virtual pode dar, e que não podemos utilizar nas aulas tradicionais – conta Irley.

A disciplina será dividida em duas partes. Na inicial, que é uma espécie de ciclo básico, todos os alunos, independente de seu curso, estudarão o mesmo conteúdo. Na segunda etapa, separada da primeira por uma prova, serão quatro módulos, dentre os quais os alunos têm liberdade para escolher aquele que desejam cursar.

- Os quatro módulos - ciência, natureza e técnica; linguagem; estética; ética e política – foram criados de acordo com os cursos que temos aqui na PUC. Linguagem, por exemplo, é ideal para comunicação. Porém, vamos dar liberdade para que o aluno escolha o que mais lhe interessar – esclarece Irley.

Ao final do segundo módulo, todos passarão por outra prova para verificar se aprenderam a lição, mesmo que à distância. A eficácia do curso, segundo a professora Irley, é a mesma do tradicional.

- A avaliação será feita através de atividades e provas, como num curso tradicional. A eficácia será a mesma.

Estão previstas três aulas presenciais. A primeira orientará como os alunos devem proceder online, ou seja, como farão para "navegar". As outras duas estão planejadas para acontecerem antes das provas com o objetivo de esclarecer as eventuais dúvidas, embora haja um fórum onde os alunos podem perguntar tudo o que quiserem para monitores e tutores.

Curiosamente, um dos principais pontos que serão discutidos é a questão do enfraquecimento das relações entre os seres humanos, causado pelo mundo virtual, assunto tão criticado na filosofia. Segundo Irley, o virtual é negativo, dependendo de como é utilizado.

- Usaremos o mundo virtual para criticar o distanciamento entre as pessoas causado pelo próprio virtual. Não acho que ele em si seja negativo, tudo vai depender do tipo de utilização que você faz disso.

Irley fez questão de frisar que não é idéia da PUC, nem do Departamento de Filosofia, substituir todas as disciplinas presenciais por versões online.

- Estamos fazendo uma experiência nessa primeira turma, mas sabemos que muitos alunos ainda preferem o método tradicional e isso tem de ser respeitado - frisa.