A Assembléia Anual de 2008 do Instituto Gênesis da PUC-Rio foi marcada pela homenagem às empresas que surgiram em seu núcleo e conquistaram espaço no mercado. O encontro fez parte das ações realizadas no Brasil durante a Semana Global do Empreendedorismo, que envolveu mais de 60 países, com o propósito de disseminar soluções inovadoras. Com o tema Filhos de um sistema de inovação, a Assembléia celebrou os 77 empreendimentos gerados em mais de 11 anos de existência do Instituto. A crise econômica mundial não ficou de fora da apresentação do relatório.
O diretor do Instituto, José Alberto Aranha, afirmou que os efeitos da crise econômica já podem ser sentidos nas micro e pequenas empresas brasileiras. Apesar do impacto nos pequenos empreendimentos, Aranha enxerga oportunidades na crise. “A crise vai atingir de alguma forma as menores empresas, mas trabalhando com afinco inovador é possível encontrar mercado”, receitou.
As homenagens aos empreendimentos de sucesso do Instituto e àqueles que ajudaram em sua formação marcaram a assembléia. O prêmio Memória Gênesis foi concedido a Sergio Leal Braga, que ajudou a fundar em 1997 a Incubadora Gênesis. O vice-reitor administrativo da PUC, Luiz Carlos Scarvada, foi homenageado pelo seu trabalho relacionado à reforma no Departamento de Engenharia e pela visão inovadora. “Pode-se questionar o valor de tudo, menos do conhecimento”, ressaltou o vice-reitor, em seu discurso de agradecimento. Os fundadores da Empresa Junior e o diretor de inovação da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), ligada ao Governo Federal, também foram homenageados.
Além de apresentar o relatório anual do Instituto Gênesis, a Assembléia acolheu a palestra do ex-reitor da UFRJ e atual reitor da Universidade Castelo Branco, professor Paulo Alcântara Gomes. Com o tema O empreendedorismo e seus desafios para a universidade, Paulo Alcântara explicou de que forma o rápido avanço da tecnologia obrigará as instituições a repensar a forma de educar. Para ele, um aluno que entra com 17 anos na universidade tem o risco de ficar desatualizado caso saia e perca o contato com os estudos científicos. “O grande desafio da universidade é preparar jovens para tecnologias que ainda não foram geradas”, concluiu.
O diretor do Sebrae Rio, Evandro Peçanha, aproveitou o encontro para renovar o contrato entre a instituição e o Instituto Gênesis, com a intenção de fomentar o ensino do empreendedorismo. “A PUC-Rio foi pioneira no ensino do empreendedorismo no Brasil”, lembrou Peçanha.
Sonhos coletivos realizados pelo Instituto Gênesis
Pequenas empresas sentem efeitos da crise econômica
Analistas pregam transigência para resguardar instituições
"Pará é terra onde a lei é para poucos", diz coordenador do CPT
Sem holofotes do legado urbano, herança esportiva dos Jogos está longe do prometido
Rio 2016: Brasil está pronto para conter terrorismo, diz secretário
Casamento: o que o rito significa para a juventude
"Jeitinho brasileiro se sobrepõe à ideia do igual valor de todos"