Tatiana Carvalho e Bruna Santamarina - Do Portal
04/03/2009Empreender é inovar, experimentar, pôr em execução. Uma opotunidade para aqueles que têm novos empreendimentos é o processo seletivo da Incubadora do Instituto Gênesis da PUC-Rio. O edital está disponível no site, as incrições podem ser feitas até domingo (8) e o único pré-requisito é que um dos sócios seja aluno, ex-aluno, professor ou profissional filiado à universidade. A taxa é de R$800 e propicia até seis horas de orientação para a elaboração de um plano de negócios.
Para ajudar empresas na seleção de empreendedores e na identificação da hierarquia de valores centrais, os professores do Instituto de Administração e Gerência (IAG), a escola de negócios da PUC-Rio, e do Instituto Gênesis da PUC-Rio Patrícia Tomei, Giuseppe Russo e Carla Bottino lançaram o livro Cultura Empreendedora – Guia Prático para Seleção de Empreendedores, em novembro, na livraria Timbre do Shopping da Gávea, pela editora Office Book.
– Empreendedor é quem tem um sonho e corre atrás dele, mesmo com todas as dificuldades. É ter iniciativa e planejar seus projetos – explica Bottino.
O livro começou a ser elaborado em 2007, com base em 110 entrevistas, divididas em quatro grupos: incubadoras, franquias, organizações ligadas ao Instituto Empreender Endeavor do Brasil e à Ashoka Empreendedores Sociais, além de organizações de diferentes setores da economia.
– Percebemos que nenhum deles tem um processo sistematizado para a seleção de empreendedores. Para preencher esta lacuna, desenvolvemos um instrumento no sentido de auxiliar a busca – conta Giuseppe.
O instrumento citado pelo autor é, na verdade, um guia prático com dicas para empresários e pessoas que trabalham com recursos humanos. Carla adianta uma delas:
– A principal dica é conhecer os valores da sua própria empresa e perceber se o candidato se adequa a eles.
Para ela, todas as pessoas nascem com características empreendedoras, mas algumas delas estão adormecidas e precisam ser estimuladas. Patrícia Tomei acredita que isso é possível com treino:
– Quanto mais você aprende a lidar com as pessoas e com o ambiente ao seu redor, melhor líder você será. O empreendedorismo faz parte desse treinamento – ensina.
Ao final da pesquisa, os autores observaram um consenso entre os responsáveis por processos de seleção. Os critérios mais citados foram motivação, autoconfiança, honestidade e perseverança. Já os menos relevantes são individualismo, responsabilidade social e qualidade de vida.
As empresas não costumam avaliar características intangíveis – valores pessoais do indivíduo. Segundo Giuseppe Russo, 80% dos entrevistados afirmaram que a primeira impressão é decisiva na hora de contratar. No entanto, os mesmos 80% demitem seus funcionários por atitudes e aspectos pessoais.
– As empresas analisam pouco do indivíduo que vai entrar no negócio e pagam um preço por isso, já que o tangível é apenas uma ponta de um iceberg – pondera.
Patrícia Tomei conta qual é o erro mais comum durante contratações:
– É o que chamamos de efeitos de propensão, “ir com a cara da pessoa”. Devemos, sim, buscar uma identificação, mas de valores, não de idéias. Precisamos criar organizações não homogêneas e aceitar melhor as diferenças.
O livro é dividido em três partes. Na primeira, Entendendo Empreendedorismo e o Empreendedor, Bottino narra sua experiência com o Programa de Formação de Empreendedores e no Instituto Gênesis. Na segunda, Entendendo a Cultura Organizacional e a Cultura Empreendedora, Russo e Tomei exploram conceitos e casos brasileiros que resumem sua experiência acadêmica e profissional como professores de Cultura, Mudança e Poder Organizacional. A última, Gerenciando o Alinhamento Cultural, apresenta o guia com dicas.
Portal PUC-Rio Digital foi o primeiro veículo universitário de convergência de mídia do país
Portal se integra ao Comunicar e reforça comunicação da PUC-Rio
Retratos do Portal: bastidores da redação do 5º andar do Kennedy
"O repórter deve ir em busca da audiência”