Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 1 de outubro de 2022


Ciência e Tecnologia

Tecnologia de ponta, da universidade para o mercado

Thais Padua - Do Portal

05/12/2008

O Grupo de Tecnologia em Computação Gráfica, Tecgraf, foi criado em 1987 como uma bem sucedida interação entre a PUC-Rio e o meio industrial. Na PUC, a transferência de tecnologia da universidade para as empresas se faz graças à Fundação Padre Leonel Franca, que promove a gestão de projetos e a prestação de serviços. O coordenador da Tecgraf, Marcelo Gattass, explica:

- O contato para a realização de projetos não é direto com o Tecgraf, acontece entre a empresa e a PUC-Rio, por intermédio da Fundação Padre Leonel Franca, a nossa grande parceira interna. E no plano externo, a Petrobras tem sido, ao longo dos anos, a nossa maior parceira.

O Tecgraf direciona as atividades, de acordo com as demandas e os desafios tecnológicos apresentados pelo mercado. No caso do convênio com a Petrobras, o grupo desenvolve sistemas computacionais que dão suporte às atividades de Engenharia, Geologia e Sísmica da empresa.

- São 21 anos de bom relacionamento, sempre procurando respeitar os interesses dos dois parceiros. Participamos desde o momento inicial até o acompanhamento do produto instalado na unidade de produção, diz o prof. Gattass.

Com mais de dez anos de atuação, o retorno palpável dos esforços do grupo se dá por meio do reconhecimento de diversas instituições e através de condecorações e prêmios em concursos. São mais de 60 produtos nas mais variadas áreas de Informática Aplicada, entre eles, ferramentas de software, pré e pós-processadores de elementos finitos, poços de petróleo, redes elétricas e projetos civis.

As pesquisas desenvolvidas por engenheiros, analistas e alunos, fazem parte das atividades acadêmicas dos departamentos de Informática, Engenharia Civil e Letras da PUC-Rio.