Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 24 de setembro de 2022


Campus

Vila dos Diretórios aberta a novas idéias

Paula Giolito - Do Portal

05/12/2008

 Paula Giolito

Os representantes das chapas eleitas para o Diretório Central de Estudantes (DCE) e para os 16 Centros Acadêmicos (CAs) tomaram posse no dia 2 de dezembro. Reunidos na sala do Conselho Estudantil, receberam o “Marco Referencial Estatuto Regimento Constituição Apostólica”, um manual com as regras que conduzem o funcionamento da universidade. Do reitor, o Pe. Jesus Hortal S.J., e do professor Augusto Sampaio, vice-reitor comunitário, receberam a confiança para consumar novas idéias, alinhadas com as demandas dos alunos.

As eleições somaram 3.824 votos, o que, na opinião de Sampaio, indica uma mudança no engajamento político dos universitários. “Nos outros anos tivemos participação pequena. Neste ano quase quatro mil alunos participaram, e isso mostra que o movimento estudantil na universidade está crescendo”, avalia o professor, que considera essa a melhor eleição em 15 anos.

O amadurecimento na percepção política dos estudantes remete a uma das principais plataformas do movimento Roda Viva, eleito para o DCE. O grupo defende que os avanços na administração do Diretório só serão alcançados com a união dos alunos, e assim estão abertos a propostas e novas idéias. “Temos que respeitar não só as diferenças acadêmicas, mas também culturais e econômicas. Somos um DCE de portas abertas, queremos um movimento estudantil mais participativo, para os alunos construírem junto com a gente. Acho que a principal dificuldade será conseguir trazer os estudantes para o DCE”, previu Clarissa Alves da Cunha, aluna do 7º período de Ciências Sociais e representante da chapa.

 O anseio de mudança foi percebido também nas eleições para os Centros Acadêmicos. Buscando uma organização que representasse a concretização de seus interesses, os universitários elegeram chapas de oposição para os CAs de Direito, Comunicação Social e Desenho Industrial, que alcançaram o maior número de votos. “É muito bom tomar posse de um lugar que sempre freqüentamos buscando mudanças. Hoje 15 pessoas assinaram a Ata se responsabilizando pelo CA, buscaremos transformações na nova administração do CACOS”, animou-se Marcelo Velloso, estudante de Comunicação Social e representante da chapa M.A.C.A.C.O.S.