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Rio de Janeiro, 25 de abril de 2024


Campus

Palestras motivam alunos na Semana de Publicidade

Bruna Santamarina - Do Portal

03/03/2009

 Bruna Santamarina

O sorriso não saiu dos rostos dos alunos que participaram da abertura da Semana de Publicidade. A manhã foi animada por dois publicitários: Luís Cláudio Salvestroni, diretor de criação da Agência 3, e Ricardo Weitsman, diretor do Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) e redator da No Bullshit (NBS). Os alunos se divertiram assistindo a filmes publicitários que usam o humor como ferramenta, ouviram conselhos de como agir como  estagiários em uma agência e descobriram detalhes do Clube do Futuro, concurso de publicidade para universitários, que dá aos 21 primeiros colocados estágios nas principais agências cariocas.

O Clube do Futuro acontece uma vez por ano e é uma boa opção para alunos que desejam seguir na carreira de publicidade, principalmente na área de criação. O aluno deve pagar por cada peça publicitária e pode inscrever quantos trabalhos quiser.

Rodrigo abriu a palestra com uma paródia de “We are the world” e descreveu os tipos de estagiários que se pode encontrar em uma agência e o tipo ideal, mais procurado.

– Acreditem, o que vocês querem é entrar numa agência de propaganda, porque é isso que amam e querem fazer da vida. Não pelo dinheiro – disse. Ele completou lembrando que, caso contrário, o publicitário tende a não ser um bom profissional.

Todos riram com a versão “Me dá um estágio” da música “We are the world” e com os nomes inventados para cada tipo de profissional: estraviário, stargiário, estagnário e, finalmente, o estagiário. O primeiro, de acordo com Rodrigo, é aquele que reclama o tempo inteiro que ganha mal e, por isso, não faz nada. O segundo, stargiário, se acha o gênio e pensa que ninguém dá o devido valor ao seu trabalho. Já o estágnário, pode ter um dia ou um ano de trabalho, que continua sempre com a mesma atitude, não agrega nada à agência. E o profissional que todos esperam encontrar, o estagiário, que dá sempre o seu melhor e tenta fazer cada vez mais para colaborar com o processo.

– O estagiário tem que ter os pés no chão e a cabeça nas nuvens, não pode ter medo de errar e deve aproveitar o seu tempo, ou seja, não querer que sua primeira peça publicitária seja milionária – aconselhou Rodrigo.

Luís Cláudio também falou sobre a postura que o estagiário deve adotar e deu conselhos, como não cair no deslumbramento da profissão. Ele explicou, com o tema “Seja sério na profissão”, que, para ser visto como um ótimo profissional, deve ser sério e imprimir um roteiro que use o humor para divertir a propaganda. Para ilustrar, trouxe vídeos de propagandas engraçadas e que precisam de muita dedicação profissional.

– Meu primeiro conselho é que a pessoa  não deve se deslumbrar com a agência, mas pensar em como vai querer ser vista – disse Luís Cláudio. Segundo ele, a melhor imagem é aquela do profissional que sabe brincar na hora certa.

Na agência de publicidade, o estagiário tem um grande desafio. Ele é visto como uma criança, mas o resultado que esperam do seu trabalho é algo que um adulto faria. Por isso, de acordo com Luís Cláudio, o respeito, em uma agência, não se consegue pelo autoritarismo e sim fazendo bons trabalhos, mesmo que pequenos.

Para quem pretende ingressar em uma agência, segundo os publicitários, é difícil conseguir uma oportunidade por e-mail. É preciso ousadia, ou seja, ligar e aparecer, impressionando com um bom portfólio.

– Sempre recebemos visitas de pessoas que querem entregar portfólios. Mas é importante  pensar bem no que está levando, porque, para interromper a nossa rotina, é preciso que seja um bom espelho do trabalho – afirmou Luís.