Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 22 de abril de 2024


Campus

Educação infantil em debate

Tatiana Carvalho - Do Portal

03/12/2008

 Tatiana Carvalho

A qualidade da formação dos profissionais e o avanço nas pesquisas acadêmicas foram alguns dos temas debatidos durante o Seminário Comemorativo de 15 anos do Grupo de Pesquisa Infância, Formação e Cultura (Infoc), realizado esta semana no auditório do RDC. Coordenadora do evento, a professora Sonia Kramer fez um balanço das pesquisas:

– Nos últimos anos, houve um grande desenvolvimento no campo acadêmico. O aumento de políticas públicas proporcionou um maior número de ofertas. A educação infantil passou a ser reconhecida como base para o ensino fundamental – avaliou.

O crescimento também foi analisado pela professora Eloísa Rocha, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para ela, no segmento acadêmico, ocorreu uma consolidação teórica da crítica ao tradicionalismo, mas ainda falta análise interna e união entre teoria e prática:

– Houve um crescimento dos estudos da linguagem, mas falta visão interdisciplinar da criança, parar de vê-la como um indivíduo isolado. Devemos pensar além da fronteira institucional – concluiu.