Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 15 de junho de 2024


Campus

Roda Viva assume o DCE em 2009

Artur Romeu - Do Portal

25/11/2008

 Paula Giolito As eleições estudantis, que mobilizaram campanhas e debates pelo campus nas últimas semanas, chegaram ao fim, na quarta-feira, 19. Eleita com 33% dos votos, a chapa Roda Viva será a representante dos estudantes no Diretório Central dos Estudantes (DCE), em 2009. Entre os Centros Acadêmicos (CAs), que representam os alunos de cada curso, os que alcançaram o maior número de votos foram os de Direito, de Comunicação Social, e de Desenho Industrial, nos quais as chapas de oposição saíram vencedoras.

Com 3.824 votos, a participação dos alunos ficou acima da média. No ano passado, foram quase mil votos a menos. A chapa Idéias, que estava à frente do DCE em 2007 e 2008, ficou em segundo lugar, com 29% dos votos. Em terceiro, a Primavera nos Dentes teve 25% dos votos. Em quarto e quinto lugares, ficaram as chapas Reforma do Campão e Terceira Via, respectivamente com 4% e 3%.

Aluno de História, Bruno Falci é um dos integrantes da chapa Roda Viva e afirma que o grupo já começa a trabalhar nas férias.

- Junto à PUC, vamos tentar conseguir transporte para os alunos que estiverem interessados em ir a dois congressos estudantis de grande importância, que acontecem em janeiro do ano que vem. O Fórum Social Mundial, que será realizado em Belém, e o Coneb (Conselho Nacional dos Movimentos de Base da União Nacional dos Estudantes), em Salvador.

Ele afirmou, ainda, que o próximo passo vai ser estreitar o diálogo com os CAs, para a reestruturação de um Conselho de estudantes, e que, a partir dessa semana, o Roda Viva fará reuniões para estabelecer os rumos da gestão em 2009.

Em um único curso, a chapa que obteve o maior número de votos foi o Contra a Corrente, de Direito. Com 552 votos, ela derrotou a atual, Orgulho de Ser PUC-Rio, que teve 338 votos, e assumirá o CAEL, em 2009. No curso de Desenho Industrial, a chapa Inovação alcançou 239 votos, também derrotando a atual Projeto 7, com 129 votos. Em Comunicação Social, a  vencedora foi Movimento dos Alunos pelo CACOS (M.A.CACOS), que obteve 435 votos, superando a chapa atual, Juntando os CACOS, com 265 votos.

Integrante do M.A.CACOS, Thiago Torres anunciou que a criação de um site do CA de Comunicação é uma das prioridades da chapa.

- Durante as férias, vamos trabalhar intensamente na reforma do CACOS. Vamos realizar nesses próximos dois meses, nas terças e quintas, uma oficina de criação de sites em Flashplayer. É o primeiro passo para a realização de um portal online para os alunos de comunicação divulgarem seus trabalhos e se informarem sobre eventos.

Resultado das eleições estudantis:

DCE: Roda Viva 1249 votos
          Idéias 1117 votos
          Primavera nos Dentes 942 votos
          Reforma do Campão 136 votos 
          Terceira Via 102 votos

C.A. Administração (CAAD): Chapolin 218 votos

C.A. Comunicação Social (CACOS): M.A.CACOS 435 votos
                                                          Juntando os CACOS 265 votos

C.A. Eduardo Lustosa (CAEL): Contra Corrente 552 votos
                                                 Orgulho de Ser PUC-Rio 338 votos

C.A. Ciências Sociais (CASOC): Roda CASOC 41 votos

C.A. Economia (CAECO): Garbosa 109 votos
                                           Oikos 25 votos

C.A. Geografia (Gnaisse): Espaço Plural 93 votos

C.A. História (CAHIS): CAHIS 69 votos

C.A. Serviço Social: Movimento Social 78 votos

C.A. Relações Internacionais: Chapa CARI 88 votos
                                              Reabilitação 66 votos

Cons. Repres. dos Alunos de Arte (CRAA): Inovação 239 votos
                                                                    Projeto 7 129 votos

C.A. Letras: Flores da Vila 56 votos

D.A. Psicologia (CAPSI): Integração 118 votos

C.A Arquitetura e Urbanismo: Mãos a Obra 126 votos

D.A. Galileu Galilei (DAGG): Truco 4 votos

C.A. Química/Eng. Química: Reação 37 votos

D.A. Adhemar Fonseca (DAAF): DAAF 115 votos