Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 8 de maio de 2024


País

Com outros critérios, PUC-Rio seria ainda melhor classificada

Tatiana Carvalho - Do Portal

26/11/2008

Em setembro, a PUC-Rio foi a única universidade particular eleita entre as dez melhores instituições de ensino superior do país, em lista divulgada pelo Ministério da Educação (MEC). A Universidade conquistou 385 pontos, em uma escala de 0 a 500, no Índice Geral de Cursos (IGC). Para o reitor, Padre Jesus Hortal Sánchez, S.J., os critérios de avaliação não foram os mais adequados.

– Acredito que houve uma precipitação. Não se deve aplicar uma prova, por exemplo, para alunos que estão entrando e saindo dos cursos sem fazer um acompanhamento do desempenho deles – pondera.

Também foi avaliado o número de professores “40 horas”, que lecionam em tempo integral. O reitor afirma que isso pode prejudicar as universidades privadas:

– Em parte, esse quesito prejudica as universidades particulares. Nas áreas mais profissionalizantes, como Direito e Comunicação Social, a PUC tem professores que estão no mercado de trabalho, atuando como juristas, diretores de cinema, promotores e advogados. São pessoas que não estão dispostas a se dedicar só à Universidade, mas que dão aula de como se faz.

Outra crítica foi ao Conceito Provisório de Curso (CPC), que seleciona as instituições com piores instalações. A princípio, as avaliações seriam presenciais, mas isto não aconteceu. Algumas notas foram obtidas através do questionário do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

– Dá a impressão de que evitaram visitar as universidades, o que é essencial. As federais perderiam pontos por terem piores instalações – avalia.

Para o reitor, o segredo da PUC-Rio está na integração. Além dos profissionais inseridos no mercado de trabalho, eventos de todos os tipos unem os alunos.

– Somos uma universidade no sentido literal da palavra: há uma integração entre os cursos, os alunos e os professores.

O IGC analisa o desempenho dos alunos no Enade (2005 a 2007), os atributos pedagógicos, o corpo docente, a infra-estrutura e a avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a pós-graduação (2004 a 2006). Ele contempla os cursos de graduação, mestrado e doutorado. Na classificação geral, a PUC-Rio ficou em nono lugar, em um ranking de 173 universidades, liderado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).