Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 17 de novembro de 2018


Comunicação

McLuhan: Aforismo, cinema e literatura

18/11/2017



O Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro organizou, no dia 17 de novembro, no auditório K102, a palestra "McLuhan: Aforismo, cinema e literatura".

A professora doutora da PUC-Rio, Adriana Braga, traçou um quadro geral sobre o trabalho de Marshall McLuhan e explicou as quatro leis do filósofo. A professora doutora, Luísa Melo, falou sobre o romance como gênero literário e as relações de McLuhan com a literatura. O professor da Estácio e da UFRJ, Wilson Oliveira, autor do livro “McLuhan e o Cinema”, apresentou os três conceitos de McLuhan que foram fundamentais para seu entendimento no cinema. O palestrante também contou que o livro surgiu de uma conversa com o filho e o neto de McLuhan, os quais se propuseram a escrever o prefácio do livro.

Gravado em 17 de novembro de 2017

Créditos: Mesa de corte: Rafaella Rodrigues e Renan Decaro; Operador de VT: Carolina Montagna e Julia Almeida; Mesa de Áudio: Carolina Montagna e Julia Almeida; Câmeras: Rafaela Cunha, Manuella Yasmin, Maria Antonia Coutinho e Lívia Aguiar; Streaming: Carolina Montagna e Julia Almeida; Editores: Arthur Naar e Miguel Sanseverino; Produção: Amanda Borba, Bruna Tasso, Esther Brito e Jéssica Corrêa.