Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 2024


Comunicação

Sessão 1: Retóricas do Consumo

25/05/2016



O Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro organizou, entre os dias 18 e 20 de maio, no auditório K102, VII Encontro de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda (Pró-Pesq PP), com o tema "Desafios da Publicidade no Cotidiano: Pervasividade, Representação e Identidade".

Na tarde do dia 20, o GT1 ­"PROPAGANDA E LINGUAGENS" teve a coordenação de Asdrúbal Formiga, Guilherme Nery e Juciano Lacerda, como assistente Joana Beleza. A primeira sessão, intitulada "Retóricas do Consumo", começou com Maria Amélia Paiva Abrão (ESPM-SP) desenvolvendo o tema "Comunicação, consumo e recepção: a relação das goianas com as marcas e com as ações publicitárias". Leonardo Mozdzenski (UFPE) apresentou o tema "O Boticário vende perfumes, não água benta: a reação patêmica do público diante de uma publicidade polêmica". O título "Vamos ser honestos com a América: notas sobre publicidade e o conceito de verdade" foi desenvolvido por Joana Dominguez Gonzalez Bouères Beleza (PUC-Rio). Luciana da Silva Souza Reino (UFRJ) argumentou sobre "O estudo do slogan publicitário no Brasil: uma revisão bibliográfica". Thaynan Mendes (PUC-Rio) falou sobre "Publicidade e estereótipo feminino na propagranda de produtos de limpeza Veja". O tema "Um time de alta performance: gênero e trabalho doméstico nas “eco­ideias” da Panasonic" foi desenvolvido por Lígia Lana (PUC-Rio), Beatriz Beraldo (PUC-Rio) e Lívia Boeschenstein (PUC-Rio). Julio Cesar Lemes de Castro (USP) desenvolveu o tema "As estratégias retóricas da publicidade". Carolina Bueno (UFS) apresentou o enunciado "Elementos persuasivos dos discursos político e publicitário: similaridades e estratégias". Por fim, Brenda Guedes (UFPE) discutiu o tema "Mudanças em (dis)curso: a noção de “publicidade infantil” em franco processo de ressignificação".

Gravado em 20 de maio de 2016

Créditos: Mesa de Corte: Laís Andrade/Gleisson Dias; Mesa de Áudio: Gleisson Dias; Câmeras: Nathalia Diniz e Juliana Costa; Editores: Jéssica Constantino, Laís Reis, Manuela Oliveira, Alberto Aguinaga e Marina Jaimovich; Streaming: Lucas Palumbo; Produção: Grazi Eckert e Jaqueline Banai