Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 18 de agosto de 2022


Ciências Humanas

Abertura do Seminário de Tecnologia, Lideranças e Resolução de Disputas

10/09/2015



A Agência PUC-Rio de Inovação (AGI) em parceria com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), com apoio do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC), organizaram no dia 4 de setembro, no auditório RDC, o Seminário de Tecnologias, Lideranças e Resolução de Disputas. O seminário apresenta a experiência da OMPI na resolução de disputas contratuais envolvendo Direitos de Propriedade Intelectual, por meio da mediação e arbitragem, entre outras experiências brasileiras em negociações desses direitos nas parcerias em P&D e Transferência de Tecnologia.

Os contratos e a propriedade intelectual na cadeia global de transferência de tecnologia foi o primeiro tema abordado na mesa de abertura composta pelo Padre Jesus Hortal, S.J. (PUC-Rio); por Tatiana Campello (Damarest Advogados RJ); Pedro Cartagena (Oficina Española de Patentes y Marcas Madrid) e Bernardo Atem (Escritório Atem & Sá RJ).

Coordenação: Vice Diretora do Escritório da OMPI no Brasil, Rio de Janeiro, Beatriz Amorim.

Transmitido em 4 de setembro de 2015

Créditos: Mesa de corte: Erich Lizaki; Câmeras: Lim Riso, João Victor Braga, Grazielly Ortiz e Renato Augusto; VT: Nicole Veríssimo; Edição: Arthur Marques e Jéssica Constantino; Produção: Agatha Montoto e Gustavo Tavares; Responsáveis: Luisa Studart e Stephanie Castro.