Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 15 de junho de 2024


Campus

Comunicação em debate

José Augusto Martini - Do Portal

06/11/2008

 Paula Giolito

Alunos de mestrado e doutorado de diversas partes do Brasil têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos no Quinto Seminário da Pós-Graduação em Comunicação Social. O POSCOM é uma iniciativa do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, que permite uma avaliação dos trabalhos por especialistas e o intercâmbio de conhecimento entre os pesquisadores. A organização do encontro fica por conta dos próprios pós-graduandos da PUC.

A vitória de Barack Obama nas eleições presidenciais americanas, durante a madrugada de terça para quarta-feira, deu o tom da mesa de abertura do POSCOM. A diretora do Departamento, Angeluccia Habert, citou o discurso vitorioso de Obama para tratar dos pontos de vista divergentes que surgem num seminário. “Alinhar os discursos é muito difícil. É bom pararmos para pensar, a partir da vitória de Barack Obama, sobre sua fala de unificação em um país dividido”, disse. Para ela, em breve, pesquisas sobre Obama começarão a aparecer.

A aluna de pós-graduação e uma das organizadoras do POSCOM, a professora da PUC, Lilian Saback, entende o Seminário como um momento de troca. “Foram 33 inscritos de diversos lugares do país. É importante, pois podemos ver o que os pesquisadores de outras universidades estão fazendo, algo que normalmente só teríamos acesso com os trabalhos já concluídos”, comentou Lilian.

A professora da Escola de Comunicação da UFRJ, Consuelo Lins, também lembrou a eleição presidencial americana. “Acordei feliz com a vitória de Obama. Independentemente do que vai acontecer, algo já mudou”, disse entusiasmada. Apesar da felicidade, Consuelo alertou aos presentes para não confundirem o futuro revolucionário com o dever da revolução que já foi feita. Para ela, uma das vantagens de um encontro como o POSCOM é o “cruzamento entre as pesquisas”. “As pessoas estudam temas afins e, às vezes, não sabem o que os outros estão fazendo. É uma oportunidade de trocar referências”, explicou.

O curso de mestrado em Comunicação da PUC-Rio teve sua nota aumentada recentemente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Sobre projetos futuros, Angeluccia Habert afirmou que o processo de iniciar um curso de Doutorado demora um ano. “É um desejo possível”, concluiu.