Projeto Comunicar
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Rio de Janeiro, 25 de abril de 2024


Campus

PUC-Rio recebe Fórum de Comunicação

Gabriel Camargo - Do Portal

15/05/2014

 Gabriel Camargo

Com o foco voltado para a gestão da comunicação nas Instituições Católicas de Educação, começou nesta quinta-feira (15) na PUC-Rio o 1º Fórum de Comunicação e Marketing das Instituições Católicas de Ensino, organizado pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), com profissionais de comunicação de diversos estados do Brasil. A PUC-Rio foi representada pelos jornalistas e professores Lilian Saback, Luciana Pereira e Miguel Pereira, do Projeto Comunicar, que falaram sobre o media training realizado com sacerdotes para a Jornada Mundial da Juventude de 2013.

A ideia de realizar um treinamento de mídia era preparar o clero do Rio para lidar com a imprensa em um momento que a Igreja estava em evidência. A renúncia do papa Bento XVI, o conclave e a proximidade da Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro em julho do ano passado, colocaram padres da cidade em maior exposição, e era preciso uma maior preparação.

– Era preciso explicar aos padres por que a derrota do Flamengo no domingo ganhava maior destaque na capa do jornal do que Dom Orani – brincou a coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação, Rádio e Internet do Projeto Comunicar e professora da PUC-Rio, Lilian Saback, que falou da importância das escolas e universidades católicas para a Igreja e lembrou que a relação entre a Arquidiocese do Rio de Janeiro e a PUC-Rio foi fortalecida com a chegada de Dom Orani Tempesta.

A professora Luciana Pereira, assessora adjunta do Projeto Comunicar e uma das responsáveis pelo media training, destacou o pouco tempo para preparar e pôr em prática o projeto. Faltavam dois meses para a JMJ quando Dom Orani pediu um treinamento que ajudou 71 padres em aulas com oito horas de duração aos sábados. Após 67 horas no total de preparação, contou Luciana, o trabalho foi recompensado:

– Se num primeiro momento os padres e bispos mostravam certa indignação com os temas tratados no curso e ficavam incomodados com algumas abordagens, no final eles perceberam que a mídia não é só ruim, e começaram a perceber os próprios erros, a pensar melhor no que e em como falar sobre determinado assunto.

Que completa:

– O objetivo era mostrar, na prática, as dificuldades do relacionamento entre eles e a mídia. Dos 71 padres, apenas um reclamou, então acho que o resultado foi positivo. A Igreja se movimentar e se preparar virou notícia positiva na mídia.

Coordenador do Projeto Comunicar, do Programa de Pós-Graduação da PUC-Rio e um dos responsáveis pelo contato entre a universidade e a Arquidiocese, o professor Miguel Pereira falou da dificuldade dos sacerdotes em lidar com os assuntos mais complexos envolvendo a Igreja, e a importância do treinamento:

– O problema em lidar com os temas mais complexos sempre aparecia, e muitas vezes o próprio padre não tinha a mesma visão que a Igreja, e isso criava um conflito. E que nós dizíamos era para que eles fossem fiéis à doutrina em que eles acreditam, que é a da Igreja Católica, sem ter medo de falar a verdade. Quanto mais ambígua for a resposta, pior vai ser a repercussão na mídia; é preciso ser direto e objetivo. A preparação é uma pré-condição para responder verdadeiramente aquela pergunta às vezes capciosa.

O evento continua amanhã, também no Auditório RDC, com outras palestras sobre o relacionamento entre as instituições católicas, Igreja e a mídia. Confira a programação completa.