Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 25 de abril de 2024


Campus

Jorge Ferreira da Silva toma posse na PUC

Clara Freitas - aplicativo - Do Portal

13/05/2014

Ao tomar posse como professor titular da PUC-Rio na sexta-feira, dia 9, em sessão solene do Conselho Universitário, o doutor em Engenharia de Produção pela PUC-Rio Jorge Ferreira da Silva se lembrou da primeira aula que deu, no início dos anos 1970, ainda estudante, como monitor, ensinando estatística a colegas do 3º período de engenharia:

 Clara Freitas – Eu estava com medo e nervoso. Fui falar com um professor que não iria conseguir. Ele me disse para ficar calmo, já que eu estava um capítulo à frente dos alunos. Levei este conselho para o resto da vida. Sempre procurei estar um capítulo antes. Um já está bom, não é? – contou, rindo.

Hoje ele próprio coordenador de Pós-Graduação em Administração e membro do corpo docente da Escola de Negócios/IAG, Ferreira da Silva foi apresentado pelo reitor da universidade, padre Josafá Carlos de Siqueira, como um exemplo de professor:

– Ser professor titular é saber romper as barreiras do conhecimento e alcançar o mais alto degrau acadêmico. É testemunhar a construção de uma carreira acadêmica com brilhantismo, competência e simplicidade, sendo modelo e espelho. Acredito que vários destes tributos aqui descrevem profundamente o senhor Jorge. Temos muita alegria de o ter na nossa instituição.

Na aula magistral intitulada Impacto das Estratégias Competitivas e Colaborativas no desempenho de Indústrias e Empresas, que contou com a presença de professores, alunos e de sua família, Ferreira da Silva dividiu sua vida profissional em duas fases: a profissional – de 1973 a 1995, quando trabalhou em empresas como Embratel, HP e Cobra Tecnologia, onde foi de engenheiro a diretor de marketing; e a acadêmica, de 1995 até os dias atuais.

 Clara Freitas O professor pesquisa estratégias nacionais e internacionais e desempenho de exportação de empresas de tecnologia:

– Indústrias são coletivos de empresas, que fabricam produtos e prestam serviços para o mesmo mercado. Esses produtos são também substitutos entre si. Meu negócio é entender por que uma indústria tem melhor desempenho que outra. São dados interessantes, uma vez que, sabendo que existe uma inércia na economia, isso poderá ajudar o empresário a se posicionar amanhã e, com isso, obter um melhor desempenho na sua empresa.

O novo integrante do quadro de docentes titulares recebeu o diploma das mãos do reitor (na foto, diante do vice-reitor acadêmico, José Ricardo Bergmann).