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Rio de Janeiro, 27 de abril de 2024


Cultura

"Cultura e imaginação publicitária" na Timbre

Isabella Rocha - Do Portal

10/12/2013

 Divulgação

Será lançado nesta terça-feira, dia 10, na Livraria Timbre, Cultura e imaginação publicitária, coletânea de artigos escritos por antropólogos e publicitários, professores e alunos do Programa de Estudos em Comunicação e Consumo Academia Infoglobo/PUC-Rio, o PECC.

Organizado pelos antropólogos Everardo Rocha e Cláudia Pereira, professores do Departamento de Comunicação Social, o livro tem por objetivo mostrar o quanto a cultura foi influenciada pela narrativa publicitária e propor reflexões sobre o consumo.

– A publicação do livro é o desenvolvimento da reflexão brasileira seguindo o viés da história publicitária no país e suas influências – explica Everardo. – Partimos da antropologia para estudar a cultura em que vivemos, e como a cultura contemporânea se expressa sobre o fenômeno do consumo.

Lembrando que a área de publicidade é carente de publicações, Cláudia ressalta a contribuição da obra:

­– Não temos, na área publicitária, tanta bibliografia que aborde a propaganda e que parta da perspectiva do consumo para analisar suas influências (sobre a sociedade).

Cláudia ressalta que o livro não trata propriamente do consumo na sociedade, mas sim das diferentes maneiras pelas quais é representado na publicidade: Divulgação

– É a publicidade como narrativa do consumo.

Professora do Departamento e editora de TV do Portal, a mestra e doutoranda em Comunicação Bruna Aucar assina o artigo Os anúncios nas revistas ilustradas: imaginário e valores brasileiros no início do século XX.

– Meu artigo foi baseado em análises de propagandas ilustradas do começo do século XX, mostrando o quanto a cultura foi influenciada pelas propagandas da época – explica Bruna.

Os artigos foram produzidos para o PECC, programa criado em 2011, em parceria com a Infoglobo, que garante seis bolsas de iniciação científica para alunos da graduação ou da pós-graduação. Everardo destaca a importância da parceria para a realização das pesquisas:

– Foi uma coincidência feliz. Achamos interessante trabalhar com uma empresa que, já há muito tempo, tem a preocupação em olhar para o mercado.

 Divulgação A seleção de textos foi dividida em duas edições, com sete artigos cada uma: Cultura e imaginação publicitária; e Cultura e experiência midiática, a ser lançada em março. Esta primeira edição traz ainda artigos de Bianca Dramali (O dinheiro anunciado: notas sobre publicidade bancária no Brasil); Carla Barros (Cariocas não gostam de dias nublados: comunicação, consumo e lifestyle no discurso da Farm); Willian Corbo (O Brasil é cool: comunicação, consumo e o novo luxo da Osklen); Marina Frid (A forma perfeita: bem-estar e o modelo da mulher revista); e Lívia Boeschenstein (Templos e shoppings: a sacralização do consumo na contemporaneidade).

O lançamento será terça-feira, a partir das 19h, na Livraria Timbre, no 2º andar do Shopping da Gávea, com a presença de organizadores e autores.