Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 27 de julho de 2024


Cidade

Exposição sobre Jogos no Museu Histórico

Isabella Rocha - Do Portal

14/11/2013

 Divulgação

A exposição interativa dos Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte, uma das maiores mostras esportivas do mundo, tem levado cerca de mil pessoas por dia ao Museu Histórico Nacional, onde permanece até o domingo 1° de dezembro, com entrada franca. Organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a exposição, cujo acervo veio do Museu Olímpico de Lausanne, na Suíça, já passou por São Paulo, atraindo 25 mil pessoas. Neste feriado, a expectativa é de receber 3 mil visitantes.

Parte do material exposto foi cedido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Os visitantes podem observar de perto cerca de 300 peças que marcaram os Jogos da Era Moderna. A exposição é dividida em oito módulos: Jogos da Antiguidade; O Sonho de Coubertin; Acendendo a Tocha; Cerimônias; Esportes e Medalhas; Mascotes; Rio 2016; Memorabília;  e Time Brasil, que conectam história, emoção, conhecimento, educação e cultura, com o intuito de aproximar o público carioca do espírito olímpico.Divulgação

– É também uma chance de entender os esportes que farão parte dos Jogos. As crianças vão adorar a parte das mascotes e, para quem gosta de design, é interessante ver a diferença entre as medalhas – afirma a diretora cultural do COB, Christiane Paquelet, destacando que a exposição é uma oportunidade de o carioca começar a viver o momento olímpico, cada vez mais próximo.

O que chama mais atenção na exposição é o mascote Micha, o ursinho que foi símbolo dos Jogos de Berlim em 1980, que emocionou torcedores de todas as nações. Um vídeo na seção “Mascotes” reproduz a marcante cerimônia de encerramento com sua imagem construída por voluntários segurando placas.

Na exposição interativa, os visitantes podem tirar fotos segurando a tocha da Olimpíada de 2012, em Londres. Há também brincadeiras para todas as idades, como um jogo de perguntas e respostas sobre as antigas competições, videogames das modalidades de diferentes esportes e um simulador de salto a distância, o preferido da garotada. Há ainda há uma sala de cinema, onde serão exibidos filmes sobre os Jogos.  Divulgação

Os visitantes vão ver os principais símbolos das Olimpíadas passadas, como as tochas carregadas por personalidades, vídeos, medalhas e vestimentas usadas em cerimônias que emocionaram o mundo, roupas e acessórios dos grandes atletas.

A mostra carioca ainda tem como novidade as 36 peças publicitárias que marcaram a história da Coca-Cola, a patrocinadora mais antiga dos Jogos Olímpicos, desde 1928. Há itens da marca nunca vistos, como o cartaz da propaganda em que o corredor Jesse Owens se refresca com uma latinha de refrigerante (foto acima). O atleta negro, que ganhou quatro medalhas de ouro nos Jogos de Berlim, em 1936, virou lenda por quebrar o forte preconceito contra atletas não arianos. Também estão presentes na exposição as sapatilhas e a medalha do brasileiro Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico nos Jogos na Finlândia, em 1952, e na Austrália, em 1956. Outra novidade da mostra é o uniforme do tenista suíço Roger Federer, utilizado em Pequim, em 2008.

A exposição está aberta de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30; e sábado, domingo e feriados, das 14h às 18h. O Museu Histórico Nacional fica na Praça Marechal Âncora s/nº, Centro, próximo à Praça XV. A entrada é gratuita.