Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 21 de julho de 2024


Campus

Encontro de comunicação debate reinvenção das mídias

Gabriel Camargo - Do Portal

30/10/2013

 Danilo Azevedo

O mês de junho ficou marcado pelas manifestações por todo o Brasil, mas também pela visibilidade das mídias alternativas que ganharam projeção com a cobertura dos protestos, suscitando intenso debate na sociedade. O futuro do jornalismo e dos profissionais da área também será assunto na 10ª edição do seminário PosCom, entre segunda e quinta-feira, dias 4 e 7 de novembro, na PUC-Rio. Com o tema Comunicação e criatividade: a reinvenção das mídias, o encontro abordará os novos hábitos e comportamentos da imprensa tradicional e como as novas mídias estão surgindo. Organizado por alunos de mestrado e doutorado em comunicação, o seminário teve número recorde de trabalhos inscritos, reunindo pesquisadores da PUC e de instituições do Rio e de outros estados.

A mesa de abertura será na segunda-feira, às 9h, na sala 102K da ala Kennedy, com o professor português Adriano Duarte Rodrigues, catedrático da Universidade Nova de Lisboa, com mediação da professora Adriana Braga (leia aqui a entrevista que o autor de Estratégias de comunicação concedeu ao Portal).

 Gabriel CamargoMariana Dias e Olga Bon, estudantes de pós-graduação na PUC que fazem parte da comissão organizadora do seminário deste ano, explicam que o grande número de trabalhos submetidos fez ampliar  a programação, e é grande a expectativa quanto ao número de ouvintes.

– Todos ficaram surpresos com o número de inscrições que recebemos – comenta Mariana.

– A divulgação, principalmente nas redes sociais, parece ter dado resultado– completa Olga.

O grande número de trabalhos abordando as manifestações levou à criação de uma sessão extra especificamente sobre o tema (na quinta-feira, às 14h). Trabalhos enviados para o Grupo de Trabalho (GT) de Tecnologia foram redirecionados para uma nova sessão do GT Jornalismo e Política, coordenado pelo professor Arthur Ituassu.

A professora Adriana Braga, mediadora da mesa de abertura do seminário e uma das responsáveis pela presença do professor Adriano Duarte Rodrigues, destaca a importância do evento para alunos e professores da PUC e para pesquisadores de comunicação de todo o país. 

– É uma oportunidade para o professor ter uma ideia do que essa nova geração pensa. E para os alunos que apresentam seus trabalhos, é uma forma de trocar informações, de receber críticas de fora e incorporá-las ao texto, o deixando mais forte. Os alunos querem mostrar os seus trabalhos e pesquisas para outras pessoas. É um evento pequeno, mas importante, temos uma comunidade expressiva no Rio e pesquisadores de outros estados participam.

PosCom 2013 - Programação Divulgação

Segunda-feira, 4

8h às 9h: Credenciamento

9h às 12h30: Mesa de abertura

12h30 às 14h: Almoço

14h às 17h30: GT 1 Jornalismo e Política – professor Leonel Aguiar

Terça, 5

8h às 9h: Credenciamento

9h às 12h30: GT 2 Cultura e tecnologia – professora Patrícia Maurício

12h30 às 14h: Almoço

14h às 17h30: GT 3 Estudos da imagem e do som – professoras Andrea França e Liliane Heynemann

Quarta, 6

8h às 9h: Credenciamento

9h às 12h30: GT 4 Corpo e gênero na contemporaneidade – professor José Carlos Rodrigues

12h30 às 14h: Almoço

14h às 17h30: GT 5 Representações e práticas de consumo – professoras Cláudia Pereira e Tatiana Siciliano

Quinta, 7

8h às 9h: Credenciamento

9h às 12h30: GT 2 Cultura e Tecnologia – professora Carla Rodrigues

12h30 às 14h: Almoço

14h às 17h30: GT 1 Jornalismo e Política – professor Arthur Ituassu