Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 23 de abril de 2024


Campus

Psicologia da PUC comemora 60 anos

Igor Novello - Do Portal

27/10/2013

 Divulgação

A partir da próxima semana, de segunda a sexta, o Departamento de Psicologia da PUC-Rio, o primeiro do Brasil, comemora seus 60 anos de existência. Estão programadas diversas atividades, práticas e teóricas, com acesso livre. O tema é Saúde e Responsabilidade Social, e o evento busca estabelecer uma via de mão-dupla com diferentes setores da sociedade. A iniciativa, que conta com palestras, oficinas e exposições, tem como objetivo envolver alunos, professores e funcionários no processo de formação e crescimento profissional. De acordo com o diretor do Departamento de Psicologia, professor Jesus Landeira, a expectativa é que a festa represente a tradição do curso.

 – Vai ser um grande evento, com várias atividades. Será uma comemoração em grande estilo, pois o nosso curso é muito tradicional. Já formamos mais de 5 mil alunos.

Segundo Daniela Romão, professora adjunta do departamento e uma das integrantes da comissão organizadora da comemoração, por se tratar de um grande evento todos terão a oportunidade de participar das atividades previstas:

– Estamos oferecendo diversas opções, desde palestras a oficinas, pois não queremos deixar essa data passar em branco. Queremos fazer um evento para que todos que fazem parte da comunidade PUC, e também de fora, possam comemorar conosco.  Arquivo Portal

Pela parte teórica da programação, no segundo andar do prédio Cardeal Leme, por exemplo, mais de 80 palestras e mesas-redondas abordarão múltiplos tópicos do campo da Psicologia. Já nos pilotis do Frings, um auditório foi montado para os debates relacionados a assuntos controversos da sociedade, com o nome de “Psicologia Abre Suas Portas”. Entre eles destaca-se “O Crack e as Internações Compulsórias”, às 15h, promovida pelo professor Fernando Tenório, que convida o psiquiatra Márcio Barbeito.

Para aqueles que tiverem interesse em uma programação mais prática, oficinas serão realizadas na Tenda Mundo PSI, ao lado dos pilotis do Kennedy. Entre as atividades culturais, nomeadas de “Psicologia é Show”, estão previstas encenações de peças teatrais, além de uma homenagem ao ator, diretor e roteirista Bernardo Jablonski, professor da casa morto em 2011, no Anfiteatro Junito Brandão.Arquivo Portal

Além dessas atividades, exposições nos pilotis do Kennedy vão mostrar toda a história das seis décadas do Departamento de Psicologia. Entre elas, uma “Lista de Chamada” com nomes de todos os ex-alunos, ex-professores e ex-funcionários, tanto da graduação como da pós-graduação, vai marcar os laços estabelecidos com o departamento. No estande “Imagens e Memórias”, uma cabine montada também nos pilotis do Kennedy, a oportunidade para aqueles que quiserem registrar a sua história. Haverá ainda uma exposição de livros de professores do Departamento de Psicologia.

A programação completa, com os horários das atividades, está disponível na página do Departamento de Psicologia ou no Facebook.