Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 25 de junho de 2022


Campus

Recepção a calouros de Comunicação destaca estágios

Giovanni Sanfilippo e Guilherme Simão - Do Portal

13/08/2013

 Gabriel Camargo

Cerca de 100 novos alunos do curso de Comunicação Social compareceram nesta segunda-feira, 12, ao ginásio da PUC-Rio para a tradicional cerimônia de boas-vindas, o “Meu Primeiro Dia na PUC”. Pela segunda vez os calouros ingressaram no mesmo dia que os veteranos, e não mais na sexta-feira anterior ao dia de volta às aulas.

O decano do Centro de Ciências Sociais (CCS) da PUC-Rio, professor Luiz Roberto Cunha, coordenou a apresentação aos calouros de comunicação. Ele contou aos alunos a história da PUC-Rio, destacando especialmente os episódios mais marcantes para o curso, que iniciou com o Jornalismo em 1952. Também fizeram apresentações para os alunos representantes da Pastoral da PUC-Rio; Gustavo Lima, idealizador de um projeto de caronas da PUC; membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE); e veteranos que integram o Centro Acadêmico de Comunicação Social (Cacos) neste período. Além deles, o coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (Nima), o professor Roosevelt Fidelis de Souza, explicou aos alunos as funções deste núcleo, que integra o programa de sustentabilidade da PUC-Rio.

– O Nima já atua há mais de 13 anos, entre outras coisas criando disciplinas com foco no meio ambiente em conjunto com os departamentos. Além disso, o Nima oferece vagas de estágio para várias áreas, incluindo comunicação, e o aluno ganha 60% de desconto na mensalidade da PUC.

O professor Roosvelt também destacou que o Nima é responsável pela Agenda Ambiental da PUC-Rio, primeira universidade na América Latina a adotar este compromisso com a natureza. A Agenda Ambiental propõe que em até 15 anos a PUC seja uma instituição ambientalmente sustentável em vários eixos. Todo esse esforço é reconhecido interna e externamente, constatou o professor:

– A PUC está na vanguarda das questões ambientais, no Brasil e no mundo. Ela é sempre convidada para congressos diferentes, pois há esse reconhecimento.

Após a recepção no ginásio, os alunos foram conduzidos pelo coordenador do curso de graduação do Departamento de Comunicação Social, Leonel Aguiar, junto com os veteranos do Cacos, para conhecer a estrutura do departamento.

Distribuídos em três salas, os novatos assistiram às palestras dos professores Arthur Ituassu, Claudia Pereira e Adriana Braga. Para além das boas-vindas, os estudantes foram informados da grade curricular e dos programas de estágio, como o Projeto Comunicar e o Portal PUC-Rio Digital.

 Giovanni Sanfilippo A professora Adriana Braga enfatizou que a PUC-Rio é um espaço em que o aluno pode explorar diferentes focos além dos aspectos técnicos e do conhecimento transmitido em sala de aula:

– A universidade é mais do que isso, é um espaço de experimentação, onde você está livre das regras do mercado, que muitas vezes são ditatoriais e rígidas. A PUC reúne boas condições para essa expressão criativa, na medida em que conjuga um corpo docente muito qualificado, com características tanto da academia como do mercado, e ainda recursos técnicos de primeira linha. Além desse ambiente de convivência interdisciplinar que há pelos corredores, que permite a cada um encontrar sua vocação.

A coordenadora do curso de publicidade, professora Claudia Pereira, incentivou os estudantes a aproveitar vantagens como as oportunidades de estágio e de iniciação científica dentro da PUC-Rio, e a estrutura do campus, que facilita o contato com pessoas de diferentes departamentos:

– Os alunos de comunicação social devem chegar de cabeça aberta e dispostos a conhecer pessoas que estudam assuntos diferentes. E atentar para oportunidades de estágios internos para fazer portfólio, o que ajuda na busca de uma vaga no mercado de trabalho. O departamento também oferece bolsas de iniciação científica para que o aluno aprenda a fazer pesquisa na área de comunicação. Temos ainda o Programa de Estudos de Comunicação e Consumo (PECC), grupo de pesquisa em parceria com a Infoglobo.

O coordenador do curso de Jornalismo, Arthur Ituassu, acrescentou que os estagiários do Portal e do Comunicar são responsáveis pela produção de conteúdo jornalístico em plataformas diversas, sempre orientados por professores:

– Nos laboratórios de estágio, são os próprios alunos que produzem conteúdo. Os estagiários têm carteira assinada e são remunerados para aprender técnicas profissionais.