Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 27 de julho de 2024


Cultura

"Noites de Almirante": pré-estréia com sala cheia

Tatiana Carvalho e Artur Romeu - Do Portal

26/09/2008

 Artur Romeu

O salão transbordava expectativa. Como num encontro hollywoodiano, convidados ilustres e gente descolada embalavam a contagem regressiva. Entre estudantes, professores, artistas, cineastas etc., 400 pessoas aguardavam o resultado do desafio lançado, há mais de um ano, aos alunos do curso “Estética: Encontros entre TV e cinema nas minisséries da TV Globo”, parceria do Globo Universidade com a PUC-Rio. Mais que desafio, adaptar Machado revelou-se uma festa. Na pré-estréia de “Noites de Almirante”, era contagiante a alegria do diretor e roteirista Bruno Mello e do time de estudantes co-responsáveis pela produção. Viram-na ganhar quatro salas do Estação Vivo Gávea, enquanto a primavera chegava timidamente. Baseado no conto quase homônimo de Machado de Assis, o média-metragem foi exibido no canal Futura, nos dias 28 e 29 de setembro.

A alegria de Bruno e sua trupe tem, no mínimo, três razões. Talvez, a mais óbvia seja a qualidade final do projeto tocado por alunos e supervisionado pelo professor Marcelo Taranto, produtor executivo do filme. Outra razão, igualmente importante, representa o êxito de esforços conjuntos: entre a universidade e o mercado; entre professores, profissionais de TV e cinema e estudantes; entre os próprios estudantes. A terceira, deduzida dos bastidores, é simples: eles se divertiram a valer na maratona entre câmeras, fios e maquiagem.

Antes da sessão, a equipe apresentou-se ao público. A sala lotada era a palma de ouro, o reconhecimento da trabalheira que deu adaptar Machado para a tela. O cineasta e professor Miguel Pereira, coordenador do curso de Cinema da PUC-Rio, ressaltou a importância da iniciativa:

 – É a coroação da proposta de aproximar o mercado de trabalho e a universidade. Ambos são beneficiados. Os estudantes ficam mais bem preparados e o mercado compartilha da circulação de conhecimento.

“Noites de Almirante” nasceu do trabalho final do curso “Estética: Encontros entre TV e cinema nas minisséries da TV Globo”, ministrado, no ano passado, por 37 profissionais da emissora. Dos 30 roteiros baseados na obra de Machado, o de Bruno foi o escolhido por um comitê de especialistas. Todos os participantes do curso foram convidados a integrar a produção.

– Fico muito feliz em poder mostrá-lo (o filme) para a equipe que trabalhou duro durante um ano – animou-se Bruno. Aos 22 anos, ele também participou do Festival do Rio, com o curta “Imerso”, na mostra Hors-concours.

“Noites de Almirante” conta os encontros e desencontros de Cláudio (Fernando Alves Pinto, de "Terra Estrangeira" e "Quase dois irmãos"), mergulhado na missão de filmar um curta inspirado no conto machadiano.  O ator, que até a pré-estréia não havia visto o filme, considerou a experiência "um aprendizado":

– Foi muito bom trabalhar com estudantes de cinema. Me dei conta que todos nós somos estudantes, porque nunca paramos de aprender. Além de tudo, foi uma honra interpretar uma adaptação de Machado de Assis.

Marcelo Taranto também se encantou com a energia dos jovens dispostos a abraçar o mundo:

– Estar num set com jovens fascinados por aquilo que fazem é um grande prazer.  A maior dificuldade foi conseguir certas locações. Mas no final tudo deu certo – comemorou.

A diretora do Globo Universidade, Monica Albuquerque, reforçou o caráter pioneiro do projeto: "É uma oportunidade inédita. Esperamos realizar mais parcerias no futuro." Como se resumisse as opiniões predominantes, acrescentou: 

 –  Como espectadora, adorei o filme. Recomendo.